Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Paranavaí
 
Meningite é tema de destaque no Legislativo
 
29/03/2019
Fonte: Secom CMP
Crédito:

Os vereadores receberam na última sessão ordinária, a coordenadora de imunização da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva, para explanar sobre a campanha de vacinação contra a meningite, a pedido do vereador Luiz Aparecido da Silva, o Mancha. 
A meningite é o processo inflamatório das meninges, membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal, e pode ser causada por diversos agentes infecciosos, como: bactérias, vírus e fungos. A principal forma de transmissão é por meio de gotículas e secreções de nariz e garganta, saliva, espirros e tosses.
Os sintomas da meningite são febre alta, vômitos, dor de cabeça forte, confusão mental, cansaço e falta de apetite.
Entre as principais complicações das meningites bacterianas estão: perda de audição, distúrbio visuais e de linguagem, retardo mental e anormalidade motora. 
A coordenadora de imunização explica que é importante procurar o serviço de saúde o mais rápido possível, para diagnosticar e tratar a doença, que pode levar a morte.
Ainda de acordo com Samira, pelo sistema de saúde público estão disponíveis a vacina Meningocócica C conjugada (3 e 5 meses), Meningocócica C conjugada ou ACWY (12 a 15 meses), e Meningocócica C (13 a 14 anos), já que os estudos comprovam que o sorogrupo C é o que mais acomete no nosso país, cerca de 60% dos casos, além das vacinas Pneumocócica 10-valente, Pentavalente e BCG. A vacina Meningocócica B só existe por rede particular.
Outras formas de prevenção à doença são evitar aglomerações e manter os ambientes ventilados.
Na ocasião os vereadores questionaram sobre a vacina Meningocócica B, que não esta disponível e tem custo elevado, mas que segundo Samira, já está em estudo pelo Ministério da Saúde.  
No ano passado, o Paraná registrou 1.601 casos e 108 mortes. 
Este ano já são 150 casos e 13 óbitos.
No dia 04 de maio, sábado, acontece o Dia D de Mobilização, no qual as unidades básicas de saúde estarão atendendo. A vacinação vai do dia 10 de abril até o dia 31 de maio. 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Câmara aprova proposta que obriga retirada de fios soltos nas vias públicas
» Vereadora tem mais uma indicação atendida
» Vereadora tem pedido atendido pela Ditran
» Centro do Autista ganha nome de Ubiratan Ângelo Fernandes
» Vereadora pede solução para fios soltos em vias públicas
» Estabelecimentos deverão adotar medidas protetivas às mulheres em situação de risco
VER TODAS