Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagem
 
João Álvaro é agraciado com título de cidadania honorária
 
22/11/2018
Fonte: Secom CMP
Crédito:

O homenageado recebeu ontem, na Fiman, a mais alta honraria do Poder Legislativo

O médico veterinário João Álvaro Esquível Silveira, considerado uma das grandes lideranças na área da agricultura do noroeste paranaense foi homenageado na noite desta quarta-feira, 21, durante a Feira Internacional da Mandioca, Fiman, com a entrega do título de Cidadão Honorário de Paranavaí, instituído pelo Decreto Legislativo nº 04/2018, de autoria do vereador José Galvão.
“Trata-se de uma das mais justas homenagens a quem muito contribuiu com o fomento da agricultura no noroeste do Paraná e no desenvolvimento econômico do município. João Álvaro possui um currículo invejável, no qual dedicou grande parte de sua vida profissional à agricultura, setor muito forte em nossa região. Parabéns pela merecida homenagem, proferiu a vice-presidente da Câmara, vereadora Zenaide Borges, em nome do presidente Galvão, que por motivos particulares não esteve presente na cerimônia.
Na presença de familiares, amigos, empresários e autoridades locais e regionais, João Álvaro recebeu além da mais alta honraria do Poder Legislativo, homenagens do Sindicato Rural em parceria com a Associação Brasileira de Amido de Mandioca, Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Amunpar e dos citricultores, todas em reconhecimento e gratidão devido sua contribuição, empenho e dedicação. 
Durante seu discurso de agradecimento, Silveira falou sobre sua trajetória profissional e relembrou os anos em que viveu em Paranavaí, já que hoje reside em Florianópolis, Estado de Santa Catarina.   
“Vocês me proporcionaram uma grata surpresa e também agradáveis momentos de relembrar os 37 anos vividos aqui em Paranavaí. Quero agradecer aos senhores vereadores pela acolhida e em especial ao proponente deste honroso título, José Galvão [...] Quero dividir esse título com as equipes da Acarpa, depois Emater/PR, a equipe do Núcleo Regional da Seab de Paranavaí, e a da Unipar. [...] Nada se faz sozinho, o que fizemos sempre foi um trabalho de muitas mãos e eu sempre contei com todas elas, de colegas e funcionários, em todas as empreitadas que enfrentamos. Esse título é nosso”, referiu estendendo-o. 
Continuou: “Agradecer a minha família que soube suportar e superar as minhas ausências e omissões, em especial a minha esposa Delvani, [...] meus filhos Guilherme Augusto, pai da neta mais linda do mundo, a Laurinha, minha filha do meio, Talita Gabriela, e o caçula, Lucas Eduardo”.
Muito emocionado, Silveira se lembrou de que, quando chegou, como veterinário, foi designado para elaboração de projetos para a pecuária, mas que a reclamação dos produtores era a mandioca. Tal fato fez com que buscasse soluções, não só para identificar os grandes problemas do setor, mas melhorar a capacitação técnica, produtividade, renda, assim como investimentos em pesquisa e tecnologia agrícola e industrial, que só foi possível com a colaboração do trabalho de diversas instituições. 
Destacou ainda, o potencial produtivo da região, da representatividade do setor nos anos 80 com o surgimento de várias entidades e da organização da 1ª Festa da Mandioca, em 1982, com a diversificação de produtos e tecnologias do setor, na qual professoras do Núcleo Regional de Educação e da Secretaria Municipal de Educação elaboraram os pratos. “As seis primeiras festas da Mandioca de 1982 a 1988, tiveram como efeito colateral o surgimento de 68 novas indústrias na região, entre elas, a maioria das fecularias que existem atualmente”, afirmou o homenageado.
Falou também do orgulho de ter participado da coordenação do Projeto Vilas Rurais em toda a região, e da sua contribuição na citricultura, para liberar a região para o plantio de pomares, até então proibidos. Finalizou suas palavras com a benção Irlandesa. 
Entre as autoridades estavam presentes, os vereadores Cláudio Sabino, Lucas Barone e Luiz Aparecido da Silva (Mancha); o secretário de Meio Ambiente, Ramiro Kulevicz, que representou o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes; o chefe do Núcleo Regional da Seab, Gabriel Back; o presidente da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná, Mário Hélio Lourenço de Almeida Filho; o presidente do Sindicato Rural, Ivo Pierin Júnior; o presidente da ACIAP, Maurício Gehlen; o gerente regional do Emater, Antonio Souza dos Santos; o diretor do Cetem, Claodemir Grolli, a diretora do Câmpus da Unipar, Edwirges Vieira Franco; o 2º vice-presidente da Amunpar e prefeito de Paraíso do Norte, Laércio de Freitas, o diretor da 14ª Regional de Saúde, Nivaldo Mazzin, representando o deputado estadual Tião Medeiros, o chefe de instrução do Tiro de Guerra, subtenente Divonzir Roniak, e os ex-prefeitos Rubens Felippe e Maurício Yamakawa.  

Currículo

Nascido em 14 de novembro de 1949, em Santana do Livramento, conhecida também como Fronteira da Paz, oeste do Rio Grande do Sul, João Álvaro é filho do saudoso senhor Clóvis Silveira e de dona Edith Elça Esquível Silveira. 
Estudou o ensino primário e secundário em terras gaúchas, onde se formou em Medicina Veterinária, em 1974, pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul, em Porto Alegre. 
Chegou a Paranavaí em agosto de 1975, proveniente da cidade de Veranópolis, também município rio-grandense. 
É casado com a senhora Delvani Gerez Robles Esquível Silveira com quem tem os filhos: Guilherme Augusto, Talita Gabriela e Lucas Eduardo, e a neta Laura. 
Cheio de vontade buscou sempre desempenhar um trabalho exemplar. É possuidor de um currículo gabaritado e ocupou os mais altos cargos ligados à área da agricultura. Foi extensionista da então Acarpa, hoje, Emater, como veterinário; chefe do Núcleo Regional em Paranavaí e coordenador de projetos e programas da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Seab, como: Vilas Rurais, Feira Sabores do Paraná, Festa da Mandioca, Vitrine Rural, Paraná 12 meses, Bovinocultura, Pastagens, Citricultura, entre outros.
Também é um dos criadores da Feira do Produtor, em 1982, por meio do incentivo da Emater, juntamente com o técnico agrícola Claodemir José Grolli e do  Sesc, por  Ubiratan Ângelo Fernandes.
Participou do clube de serviço Rotary Clube de Paranavaí, no qual ocupou a presidência. Foi maçom da Loja Acácia do Norte II, e integrou a diretoria da Casa da Criança.
Na área comercial, foi proprietário da Água de Cheiro e da Livraria Espaço Esotérico e Casa do Livro.
Foi também vereador de Paranavaí na gestão de 1989 a 1992, e coordenador do curso superior de Gestão em Agronegócio, pela Universidade Paranaense, Unipar – Câmpus Paranavaí.
Dedicou-se por mais de 30 anos nas exposições agropecuárias, onde é sócio benemérito da Sociedade Rural do Noroeste do Paraná.                                                                                                                 


 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Vereadora homenageia bailarina Manuela Cardoso
» Vereador solicita instalação de semáforos na marginal da Avenida Heitor Alencar Furtado
» Proposta apresentada por vereador destina vagas de estacionamento para gestantes
» Vereadora tem pedido atendido
» Parlamentar solicita criação de salas sensoriais em Paranavaí
» Parlamentar sugere auxílio-transporte para servidores municipais
VER TODAS