Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagem
 
Comandante do 4º BPM é agraciado com a Medalha Dr. José Vaz de Carvalho
 
11/12/2018
Fonte: Secom CMP
Crédito:

O tenente-coronel PM Ademar Carlos Paschoal, atual comandante do 4º Batalhão de Polícia Militar do Estado do Paraná recebeu na noite desta segunda-feira, 10, no plenário legislativo paranavaiense, a Medalha Dr. José Vaz de Carvalho, por iniciativa do vereador Claudemir (Irmão) Barini. A homenagem é dedicada a pessoas que tenham se destacado em suas atividades, com mérito de trabalho e reconhecimento administrativo.
Paschoal ficou no comando do 8º Batalhão de Polícia Militar Coronel PM Gilberto Kummer de 2013 a 2018.
“A vida é feita de trabalho, de luta e de sucesso. E nestes seis anos que estou aqui, eu procuro sempre homenagear alguém que trabalha com seriedade e em prol da sociedade. Profissionais que mesmo diante das dificuldades fazem o melhor de si. E o senhor com certeza é uma destas pessoas que honra e se orgulha de vestir a farda. Uma pessoa simples, que veio da periferia, da escola pública e que de degrau em degrau chegou aonde está. Um exemplo para todos nós. Receba este quadro como reconhecimento do seu trabalho que fez a diferença no nosso município. Estendo também esta homenagem a toda a gloriosa corporação da PMPR e finalizo meu discurso desejando muita sorte, sucesso e trabalho na cidade de Maringá com as bênçãos de Deus”, disse o propositor Irmão Barini. 
Além da mãe do homenageado, Maria Aparecida e da esposa Luiza Perotti, autoridades, lideranças, companheiros de farda e amigos prestigiam a sessão solene.
A secretária municipal da Educação, professora Adélia Paixão, discursou em nome do Executivo. “Hoje é um dia especial e em nome do prefeito Caique estamos aqui para homenagear o tenente-coronel Paschoal, que além de ter sido aluno das nossas escolas públicas no município de Paranavaí, fez uma grande careira e faz por onde passar. Nós temos a certeza que onde o senhor estiver a Polícia Militar estará em boas mãos. O trabalho realizado em Paranavaí foi um trabalho muito árduo, mas executado com muita responsabilidade e sabedoria, tal qual o senhor é. E como companheiros de trabalho que fomos por alguns anos, sabemos do comprometimento que o senhor tem com a Policia Militar, com os nossos munícipes e com todos que dependem da policia no seu dia a dia. Em nome do prefeito agradecemos o carinho que teve com o nosso município e a região [...] Esta homenagem de hoje é uma sincera homenagem do Legislativo, e também do nosso prefeito e de cada munícipe que hoje compartilha deste momento. Parabéns”, proferiu Paixão.
Embora nascido em Assis Chateaubriand, Paschoal sempre adotou Paranavaí como terra natal, já que veio ainda criança. Em suas palavras, agradeceu a honraria e recordou-se do juramento da profissão. Falou ainda da imensa alegria de pela primeira vez sua mãe se fazer presente em uma homenagem devido aos contratempos da vida e destacou a importância do apoio dos companheiros de farda, referendando seu então subcomandante, major Jefferson Luiz de Souza, e da união das forças policiais como a que recebeu do delegado-chefe da 8ª SDP, Luiz Carlos Mânica, quando esteve a frente do 8º BPM. “É uma honra receber esta homenagem da Câmara Municipal de Paranavaí que para mim, representa muito. Lembrei do meu juramento como oficial lá no inicio da carreira, de trabalhar, dedicar e se empenhar para a população que tanto carece e tanto merece [...] Tenho muita honra, alegria e satisfação de vestir esta farda e trabalhar para nossa população. E é isso que reafirmo aqui: lealdade, honestidade e comprometimento com a nossa sociedade, buscando mais dignidade e justiça, nem se for necessário derramar nosso sangue ao solo. [...] Quero agradecer a Paranavaí e ao Colégio Estadual Silvio Vidal [...] Como é gostoso hoje estar aqui novamente junto dos amigos. Quero agradecer de forma direta e indireta a todos. A Deus que sempre me colocou do lado de pessoas maravilhosas e dispostas a me ajudar. E aos senhores pela homenagem, compartilhando esta homenagem com nossos policiais, a população de Paranavaí, nossos amigos, minha mãe e minha esposa. Muito obrigado”, encerrou o homenageado.
Após o homenageado, a mãe Maria Aparecida Macedo Brito quebrou o protocolo falando do orgulho que tem do filho, que desde pequeno sempre lhe deu alegrias. “Ele sempre foi um filho especial, estudioso, dedicado, rodeado de amizades. Estou muito feliz e emocionada de estar aqui hoje. Agradeço a todos pelo carinho que tem com meu filho”, declarou.   

Perfil do Homenageado
Nascido em 12 de setembro de 1970, em Assis Chateaubriand, município do oeste Paranaense, Ademar Carlos Paschoal é filho de Maria Aparecida Macedo Brito e Ângelo Paschoal.
Chegou a Paranavaí ainda muito pequeno. Estudou o ensino fundamental e médio, antigo primeiro e segundo graus, no Colégio Estadual Silvio Vidal e Colégio Estadual de Paranavaí. Em 1991, ingressou na Polícia Militar do Estado do Paraná, como aluno oficial da Academia Militar do Guatupê. 
Nos seus quase 30 anos de profissão, já prestou serviços como comandante do Pelotão de Trânsito, Chefe da Agência Local de Inteligência (P/2), comandante da 1ª Companhia de Polícia Militar e ainda comandante da 4º Companhia de Polícia Militar Rodoviária, todos em Maringá.
Desempenhou as funções de docente em cursos de formação de soldados, cabos e sargentos nas áreas de Direito Penal e Processo Penal, Deontologia, Qualidade de Vida, Defesa Pessoal, Tiro Policial e Técnica em Confronto Armado na Escola de Formação e Aperfeiçoamento de Praças da PMPR. 
Além da formação de oficial pela Academia Militar do Guatupê, possui curso de instrutor de Motociclista (1994), Tiro Policial (2003), Policia Comunitária (2008), curso de Aperfeiçoamento de Oficiais (2009), e curso Superior de Polícia (2017).
É graduado em Direito pela Unicesumar (2000) e pós-graduado em Gestão de Pessoas com complementação em Magistério Superior, pela Faculdade Educacional Araucária; em Segurança Pública pela Pontifícia Universidade Católica, PUC do Rio Grande do Sul; em Direitos Humanos e Segurança Pública, pela Unifama de Maringá; em Formulação e Gestão de Políticas Públicas pela Uem; e ainda possui MBA em  Gestão Empresarial Pública Privada pela Fatecie.
Assumiu a função de comandante do 8º Batalhão de Polícia Militar Coronel PM Gilberto Kummer de 29 de fevereiro de 2013 até 24 de agosto de 2018. Foi promovido ao posto de tenente coronel em 21 de abril deste ano, ao qual depois foi designado para comandar o 4º Batalhão de Polícia Militar.
Já foi condecorado com as medalhas de Bronze (10 anos) e de Prata (20 anos de serviço) por permanecer na PM sem sofrer punição; Mérito Ambiental, Mérito da Esfaep; Mérito do 11º (Décimo Primeiro) Batalhão de Campo Mourão; Sesquicentenário da PMPR; Medalha do Mérito do 8º BPM “Personalidades do Arenito Caiuá”; Diploma Fazenda Velha Brasileira, concedido pela Lei Municipal nº 2.351/2002; Menção Honrosa da Assembleia Legislativa do Estado do Paraná, em 2014 e 2016, pelos excelentes trabalhos que vem realizando; Menção Honrosa pela Câmara Municipal de Maringá, no ano de 2012; Moção de Aplausos pela Câmara Municipal de Paranavaí, em 2017 e o Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná pela Assembleia do Estado do Paraná, na 22ª edição, pelos relevantes trabalhos prestados em prol da sociedade.
É casado com Luiza Perotti e possui 2 filhas: Ana Beatriz e Natália.


 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Vereadora homenageia bailarina Manuela Cardoso
» Vereador solicita instalação de semáforos na marginal da Avenida Heitor Alencar Furtado
» Proposta apresentada por vereador destina vagas de estacionamento para gestantes
» Vereadora tem pedido atendido
» Parlamentar solicita criação de salas sensoriais em Paranavaí
» Parlamentar sugere auxílio-transporte para servidores municipais
VER TODAS