Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Legislativo
 
Solenidade no Legislativo Paranavaiense marca Dia da Mulher
 
11/03/2020
Fonte: SECOM CMP
Crédito:

Discursos ressaltaram a importância da mulher na sociedade e as lutas pela igualdade

 

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, os vereadores de Paranavaí realizaram nesta semana, sessão solene e especial com a entrega do diploma Vereadora Edna de Almeida Andriolli, primeira mulher a ocupar o cargo no Legislativo Paranavaiense. Dez mulheres foram homenageadas: Célia Aparecida Zanatta, Gislaine Rogéria Erédia Araújo, Ieda Reny Coture, Jeanne Maria Fujii Kato, Maria Angélica Ayres de Alencar Arrais, Maria Aparecida da Silveira Munarão, Maria Inez Barboza Marques, Mary Gislaine Gabriel da Cruz, Rosistela Barbosa Navarro e Vera Márcia Teixeira de Lima. A homenagem que acontece desde 2012 é o reconhecimento do trabalho destas mulheres que se dedicam em prol do Município de Paranavaí. A parlamentar Zenaide Rosa Borges agradeceu a presença de todas e enalteceu a importância da mulher na sociedade. "Sinto-me privilegiada para falar dessas mulheres que são tão importantes e que tanto fazem pela nossa cidade. Cada uma nas suas condições, mas que representam a classe guerreira. Muita coisa mudou, as mulheres conquistaram expressivos avanços na luta pela igualdade de gênero e pela ampliação da sua participação na vida social, econômica e política em várias regiões do mundo. [...] Agora, a nova forma de administrar exige uma demanda pelo sentir. Por isso temos que ter a ciência que só iremos conseguir mais respeito e benefícios em nosso país, quando de forma mais vigorosa fizermos parte da vida política, com maior representatividade nas decisões que realmente mudam os rumos da nossa sociedade".

 

História - O Dia Internacional da Mulher simboliza a luta histórica das mulheres na reivindicação por melhores condições de trabalho e direitos iguais aos dos homens. A data 08 de março ficou marcado após centenas de operárias morrerem queimadas em um incêndio nas instalações de uma fábrica têxtil na cidade de Nova York em 1857.

 

Discursos

"Esta homenagem me faz redobrar minhas responsabilidades como mulher e ser humano. Como advogada preocupada não somente em combater as injustiças sociais, mas em especial, de respeitar todos os direitos e fazer cumprir todos os deveres. Vale lembrar em especial a condição da mulher que se hoje as lutas são diversas é porque há mais de cem anos o movimento feminista passou a reivindicar o direito ao voto para as mulheres", Célia Aparecida Zanatta homenageada por Aldrey Azevedo.

 

"Estendo essa homenagem a todas as mulheres paranavaienses, em especial, a minha mãe pelo exemplo de mãe, profissional, mulher guerreira e forte que sempre foi para mim. Que o respeito e o carinho sejam constantes em nossos dias. E que Deus seja sempre presença muito viva em nossas vidas nos dando força e coragem para enfrentar as batalhas da vida. [...] Acredito que a afetividade é um caminho para uma sociedade mais justa e humana", Mary Gislaine Gabriel da Cruz proposta por Claudemir Barini.

 

"(...) a cultura do patriarcado é a principal responsável pelo contexto que vivenciamos hoje como mulheres. Temos lutado historicamente por uma sociedade mais justa e igualitária, mas, no momento, clamamos para que não nos matem. A cada 7 horas no Brasil, uma mulher é assassinada. É difícil olhar as notícias de cada dia e ler sobre mais um feminicídio", Maria Inez Barboza Marques escolhida pelo professor Carlos João.

 

"Há alguns anos atrás eu tinha bastante raiva do dia 08 de março, porque era um dia da mulher e os outros 364 dias dos homens. E é claro que a gente vai aprendendo e vai começando a aceitar [...] e a cada dia mais eu me aproximo de Deus e a gente vai vivendo e vai colhendo as nossas experiências no dia a dia. [...] Eu gostaria de lembrar que não é só a violência física que mata uma mulher. Mas a violência quando se tolhe o direito da mulher de se expressar, trabalhar e exercer muitas funções as quais ela foi criada", Jeanne Maria Fujii homenageada por Lucas Barone.

 

"Quero parabenizar a todas minhas amigas empoderadas e agradecer esta Casa que nos acolheu. Confesso que fiquei surpresa e agradecida pela homenagem. Nós, mulheres, temos o dom da vida que Deus nos deu. Eu dedico esta homenagem a minha mãe, minhas irmãs, minhas guerreiras da Coopervaí e a todas as mulheres da minha vida", Vera Márcia Teixeira de Lima, proposta por Luiz Aparecido da Silva (Mancha).

 

"Eu lembro que quando éramos crianças, na minha época, nós ouvíamos as histórias através de disquinhos e quando a gente ouvia sonhava e imaginava toda aquela situação. E, a partir daí, eu aprendi que devemos continuar sonhando a vida inteira. Sonhar com o nosso futuro, conquistas e valores. E foi por meio desses sonhos que eu cheguei até aqui. [...] Eu deixo para vocês um pedacinho de uma canção que eu escutava da história da Cinderela: o sonho é o desejo da alma e ele pode acontecer, que tenhamos fé e os nossos sonhos um dia se realizarão", Maria Angélica Ayres de Alencar Arrais, escolhida por Leônidas Fávero Neto. 

 

"Gostaria de chamar a atenção nesse momento para a questão da mulher. Olhe para a sociedade, para a instituição família. O que você tem feito pela sua família para contribuir com a sociedade? É lá que começa tudo e dá continuidade a tudo. Esposas melhores, filhos melhores, cidadãos melhores. [...] Quero agradecer a Deus e sou grata por este momento tão maravilhoso", Ieda Reny Coture, homenageada de Claudio Sabino.

 

"Eu venho de uma família de várias mulheres e de grandes mulheres, [...] tenho muito orgulho em ser uma Erédia, sobrenome do meu pai. Mas eu quero agradecer a minha mãe que é Simon e que sempre nos mostrou quais são os valores da vida e disse a mim e a minhas três irmãs que temos que ser independentes. Isso eu gravei na minha vida. A nossa luta é diária", Gislaine Rogéria Erédia Araújo, proposta por Zenaide Rosa Borges.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Vereadora homenageia bailarina Manuela Cardoso
» Vereador solicita instalação de semáforos na marginal da Avenida Heitor Alencar Furtado
» Proposta apresentada por vereador destina vagas de estacionamento para gestantes
» Vereadora tem pedido atendido
» Parlamentar solicita criação de salas sensoriais em Paranavaí
» Parlamentar sugere auxílio-transporte para servidores municipais
VER TODAS