Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Legislativo
 
Maestro Manoel Feliciano recebe homenagem da Câmara pelo Título de Comendador
 
11/02/2020
Fonte: SECOM CMP
Crédito:

A última segunda-feira, 10, foi de celebração para prestigiar o Título de Comendador do Maestro Manoel Feliciano, oferecido pela Sociedade Brasileira de Artes, Cultura e Ensino. Seu amor pela música veio desde o berço de sua família com veias artísticas, sendo influenciado por seu primo a trilhar os caminhos musicais. Professor dedicado e assíduo, deu aulas de teorias e práticas musicais em diversas escolas de Paranavaí.
O autor desta homenagem foi o vereador Carlos Alberto João que conheceu o Maestro por meio de seu assessor parlamentar, “em visita a escola Caic tive a honra de assistir o ensaio da orquestra que lá funcionava que foi coordenado por muito tempo pelo Manoel. Sua arte, sua cultura e seus ensinamentos, não só em Paranavaí mas em toda região, são inspiradoras, como diria Confúcio a cultura está acima da diferença da condição social”, disse o propositor.
O mais novo homenageado agraciado com Moção de Aplausos, subiu a tribuna para agradecer a presença de familiares e amigos que contribuíram de alguma maneira para incentivar sua profissão, “com muita satisfação e humildade estou recebendo essa Moção de Aplausos que me foi conferida por unanimidade por esta Casa, sinto-me honrado por razão dos trabalhos e projetos que realizamos de cunho musical. Ser músico no Brasil não é nada fácil, as pessoas perguntam para seus filhos, o que você vai ser? médico ou engenheiro, quando alguém fala músico meu Deus do céu, tenha misericórdia (risos)”. Prestou gratidão á mãe, já falecida, pelo zelo e carinho que teve em sua trajetória como músico e pessoa, “minha mãe foi minha Mestre em excelência mesmo sem dizer nada, só dando seu exemplo”, finalizou.

Trajetória

Manoel Feliciano nasceu em 27 de novembro de 1977, na cidade de Alto Paraná no estado do Paraná, mudando-se para Paranavaí ainda recém- nascido, filho de Maria José Feliciano (in memória). Casou-se com Izabel Gonçalves de Souza Feliciano com quem teve dois filhos: Maria Júlia e Asafe Victor.
Começou seu contato com música em fanfarras da cidade de Paranavaí tendo participado das seguintes corporações: no Colégio Estadual Silvio Vidal, Colégio Estadual de Paranavaí e no Colégio Nossa Senhora do Carmo.

Como músico profissional exerce intensa atividade musical em Paranavaí, onde atua como trombonista da Orquestra de Sopros, grupo este que tem se apresentado em diversas cidades do Paraná e outros estados e está sob a responsabilidade do maestro Vitor Gorni.

Participa desde 1999 do Festival de Música de Londrina onde estudou com vários professores renomados sendo eles: Ray Moor, Jacque Ghesten membro da Orquestra Sinfônica Brasileira, Silvio Spolaore da Orquestra Sinfônica do Paraná, Alexandre Magno Professor da Universidade de Goiânia, Wagner Polischuk trombonista da Orquestra Sinfônica de São Paulo, Renato Lisboa trombonista e professor da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Gilberto Giannelli professor e trombonista, Fernando Chipoleti trombonista da Orquestra Sinfônica de São Paulo. Participou do curso de trombone popular com o Professor Paulo Malheiros.

Fez parte da banda sinfônica Big Band do Festival de Londrina, estando sob a regência de Daniel Havens, Roberto Farias, Edivaldo Chiquini, Jarbas Cavendish, Paulo Flores e Vitor Gorni. Tendo estudado ultimamente com Neilson Oliveira de Jesus trombonista da Orquestra Sinfônica de Londrina. Fundou o Quinteto Royal Brass grupo instrumental que tem se destacado no meio musical do Noroeste do Estado do Paraná. Trabalhou com muitas fanfarras na região.

No ano de 2016 participou da Oficina de Música de Curitiba na sala de Prática de Banda Sinfônica, sob a batuta do Maestro Edvaldo Chiquini, no mesmo evento frequentou o curso de trombone com o professor americano Darrin C. Milling, trombonista da Osesp.

Atualmente atua como professor de canto coletivo e fanfarras em escolas municipais de Paranavaí, professor de teoria e prática de conjunto da escola de Música Luzia Guina Machado, Maestro da Banda Sinfônica Clave de Luz, Regente da Banda Marcial infantil Caic. Trabalha como freelance em vários grupos.
Está cursando licenciatura em música pela Universidade Metropolitana de Santos (Unimes). Em 2019 passou a integrar a OEAG(Orquestra Escola Alfredo Gazzin) como professor da sessão de metais. Também em 2019 recebeu a Láurea de Comendador pela SBACE (Sociedade Brasileira de Arte Cultura e Ensino) pelos relevantes serviços prestados a cultura.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Vereadora homenageia bailarina Manuela Cardoso
» Vereador solicita instalação de semáforos na marginal da Avenida Heitor Alencar Furtado
» Proposta apresentada por vereador destina vagas de estacionamento para gestantes
» Vereadora tem pedido atendido
» Parlamentar solicita criação de salas sensoriais em Paranavaí
» Parlamentar sugere auxílio-transporte para servidores municipais
VER TODAS