Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagem
 
CIHDOTT é homenageada pelo Legislativo
 
18/12/2018
Fonte: Secom CMP
Crédito:

O propositor Lêonidas Fávero Neto entregou a moção durante sessão em reconhecimento ao trabalho desenvolvido pela comissão

Doar órgãos é salvar vidas. É com o objetivo de multiplicar vidas que a Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes, CIHDOTT da Santa Casa de Paranavaí, tem se empenhado e se comprometido. Trabalho este que foi reconhecido pelo Poder Legislativo Paranavaiense, na última segunda-feira, 17, com a entrega da Moção de Aplauso nº 027/2018.
Proposta pelo vereador Leônidas Fávero Neto e aprovada por unanimidade pelos vereadores em 03 de setembro, a honraria é devida à excelência, abnegação, altruísmo e comprometimento da CIHDOTT.
“Em alguns momentos de extrema dificuldade que muitos profissionais da saúde teriam de conversar com familiares, sobressai o trabalho desta comissão, a CIHDOTT. Talvez seja o momento de transformar a perda de um ente querido na real valorização da vida. Transformar este momento de dor em algo consciente, de fazer algo pelo próximo, nada mais é do que um ato cristão, de doação, de extrema bondade e caridade, que enche o coração destas pessoas. Porque mais importante que a captação em si é a conscientização do possível. Naquele momento em que o mundo parece acabar para os familiares, este grupo de pessoas abnegados que trabalham na Santa Casa, superam todas as dificuldades para ensinar como fazer a vida continuar através da doação de órgãos. Eu poderia me alongar a elogiar o trabalho desta equipe, mas todos sabem que vocês trabalham arduamente em prol da vida. Não somente nestes momentos, mas especialmente neste momento. E é com grande prazer que esta Casa entrega a vocês esta homenagem”, disse propositor.
Iniciada em 2012, a CIHDOTT realizou a primeira captação de órgãos no município em 2015, após a formação e qualificação da equipe, que hoje conta com 11 profissionais além do grupo de captação de tecido ocular humano.
Em nome da Comissão, a coordenadora, enfermeira Márcia Ângelo dos Santos
agradeceu a homenagem e enfatizou a importância da doação. “Nós abrimos nosso coração todos os dias quando chegamos ao hospital para acolher essas famílias, independente da doação. Famílias que buscam o acolhimento, o alívio da dor e muitas vezes esta dor é aliviada com a possibilidade da doação. Falar sobre a doação de órgãos é algo que de certa forma nos engrandece porque você guardar a sua dor para cuidar da de outro que você nem sequer vai saber quem é esta pessoa, faz com que estas famílias sejam para nós mais do que especiais. São histórias lindas, mas ao mesmo tempo dolorosas. E quando nós encontramos estas famílias, elas nos dizem que o ato da doação ajudou no processo do luto e ao conforto para que a morte tenha um significado diferente. Falar para nossa família que somos doadores é de extrema importância. [...] A vida acontece. Assim como Jesus nasceu para nos salvar, o dizer sim destas famílias salvam tantos outros que para eles a vida continua e continua de uma forma especial. [...] Nosso muito obrigado pelo reconhecimento”.
De 2015 até agosto de 2018 já foram captados na Santa Casa, 148 córneas, 44 rins, 18 fígados, seis corações, quatro corações para válvulas, sete pâncreas, quatro pulmões e duas captações de ossos.
“É com satisfação que temos um grupo coeso, unido, que vem trabalhar com o coração aberto disposto a dar o seu melhor para a comunidade e principalmente para a área da saúde. A grande satisfação nossa é sermos agraciados por esta Casa de Leis com uma moção proporcionada a um grupo de colaboradores que realmente tem amor pelo que fazem. Às vezes eles passam 4, 5, 6, 10 horas com familiares, inclusive com o próprio paciente que depois vai para o oriente eterno, dedicando e fazendo o melhor. [...] O fato de doar órgãos salva muitas vidas e colocam muitas outras de volta à comunidade. E eu quero parabenizar os meus colaboradores que são parceiros na alegria e na tristeza. Porque trabalhar em hospital não é fácil. Conviver com a doença não é fácil. Um hospital que atende mais de 80% pacientes pelo SUS. E também não é fácil administrar um hospital na atual situação do Brasil. Eu quero parabenizar vocês pela aprovação por unanimidade por esta moção. Sem desmerecer os demais, este time não tem hora pra atuar, estão sempre prontos. [...] Que 2019 seja um ano próspero e muito melhor para todos”, finalizou o diretor da Santa Casa, Héracles Alencar Arraes.
Estavam presentes ainda a vice-coordenadora, enfermeira Aline Barbieri, a assistente social Andreza Mara Campos de Melo, e as enfermeiras Simone Marcelino Garcia Ghizoni, Cárita Luana Gabriel da Cruz, Sílvia Mari Ferreira e Salete Aguiar Ferreira Ricato.
 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Vereadora homenageia bailarina Manuela Cardoso
» Vereador solicita instalação de semáforos na marginal da Avenida Heitor Alencar Furtado
» Proposta apresentada por vereador destina vagas de estacionamento para gestantes
» Vereadora tem pedido atendido
» Parlamentar solicita criação de salas sensoriais em Paranavaí
» Parlamentar sugere auxílio-transporte para servidores municipais
VER TODAS