Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Paranavaí
 
Numape apresenta ações ao Legislativo
 
27/06/2018
Fonte: Secom CMP
Na foto, integrantes do Numape e parceiros
Crédito: Ediglei Feitosa

A professora doutora Maria Inez Barboza Marques, coordenadora do Núcleo Maria da Penha, Numape, da Universidade Estadual do Paraná, Unespar – Campus Paranavaí, e parte da equipe responsável pela execução do programa estiveram presentes na sessão ordinária desta última segunda-feira, 25, na Câmara Municipal para apresentar o trabalho desenvolvido, após convite do vereador professor Carlos Alberto João.
Segundo Maria Inez, o Numape, programa vinculado à Universidade Sem Fronteiras foi implantado na Unespar – Campus Paranavaí em parceria com o Governo do Estado, em janeiro deste ano por meio do Termo de Cooperação nº 015/2018, para atender mulheres em situação de violência doméstica e familiar com a disponibilização de serviços de prevenção, proteção e enfrentamento as diferentes formas de violência tipificadas na Lei Federal nº 11.340/2006 - Lei Maria da Penha. “O Numape atende os municípios de Paranavaí, Amaporã, Nova Aliança e Tamboara em parceria com a rede de atendimento já existente composta pelo Poder Judiciário, Delegacia da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, Assistência Social e políticas públicas, além de empresas e organizações do Terceiro Setor. [...] Entre as ações prioritárias previstas estão o fortalecimento do sistema de garantia de direitos para mulheres em situação de violência por meio da equipe multidisciplinar nas áreas de Direito, Psicologia e Serviço Social, poderes públicos e parceiros para garantir o acesso aos direitos e atender a demanda, bem como a conscientização da população”, explica a coordenadora.
Também são atividades do Numape: a escuta e acolhimento qualificado por meio da triagem e atendimento de retorno, orientações técnicas, ajuizamento de demandas judiciais nas áreas cível, família e criminal, atendimento psicossocial, acompanhamento processual, entre outros. 
O Numape está localizado na Avenida Gabriel Esperidião, no prédio da Unespar, sala 17. Quem quiser atendimento pode realizar o agendamento pelo telefone (44) 3424-0100, ramal 158 ou no local. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 09hs às 17hs.
Além da coordenadora e dos parceiros, o Numape é formado pelos professores e orientadores Wanderson Lago Vaz (Direito), Silvia Marini (Psicologia), pelas recém-formadas Bruna de Oliveira Andrade, Mônica Marieli Pereira de Almeida e Bruna Ricordi Nascimento, e pelos alunos Mateus Henrique Ântico, Alana Alves dos Reis Pim, Adriele de Souza da Silva e Kátia Cardoso Pilotti.
Galvão ressaltou a importância do atendimento as vítimas e colocou o Poder Legislativo à disposição do projeto. “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance”, afirmou o presidente da Câmara. 

 
 Galeria de Fotos
Na foto, integrantes do Numape e parceiros
 
 Outras Notícias
» Vereadora homenageia bailarina Manuela Cardoso
» Vereador solicita instalação de semáforos na marginal da Avenida Heitor Alencar Furtado
» Proposta apresentada por vereador destina vagas de estacionamento para gestantes
» Vereadora tem pedido atendido
» Parlamentar solicita criação de salas sensoriais em Paranavaí
» Parlamentar sugere auxílio-transporte para servidores municipais
VER TODAS