Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagem
 
Legislativo e Anpir conferem diploma as Personalidades Negras 2017
 
21/11/2017
Fonte: Secom CMP

Os vereadores da Câmara Municipal de Paranavaí em conjunto com a Associação Negritude de Promoção da Igualdade Racial, Anpir, realizou na noite desta última segunda-feira, 20, sessão solene em comemoração ao Dia Nacional e Municipal da Consciência Negra, data escolhida em memória ao herói negro Zumbi dos Palmares.
O evento que faz parte do calendário oficial do município foi marcado com a entrega dos diplomas Personalidades Negras de Paranavaí 2017. 
Foram homenageados: Alana das Neves Maranhão, Cleide Manoel de Lima, Gerson Gomes Soares (Gersinho) e Henrique de Oliveira (Porão).
Em seu discurso a presidente da Anpir, Luci Maria Dias Onório se lembrou de quantos negros morreram na esperança de um dia melhor. “A Anpir, em seus 13 anos tem lutado por todas as raças, indígenas, brancas, negras. [...] E hoje é um dia muito especial, data de homenagear estas pessoas simples, mas que na sociedade paranavaiense cumprem seu papel, fazendo o bem, sem pensar em benefícios próprios, e que fazem toda a diferença. Parabéns. Que este dia seja lembrado com liberdade, sem racismo”, disse Luci. 
Já o vereador professor Carlos Alberto João, que utilizou a palavra em nome do Legislativo, saudou todos os presentes e destacou a vida e a luta de Zumbi dos Palmares. “A educação tem um papel fundamental na valorização da identidade do povo negro. É na educação também onde se configura uma das principais formas de violência ocasionadas pela diferença da cor da pele. Em tempo de retirada de direitos que vivemos atualmente, a população negra é a mais vulnerável, é a mais penalizada. Em tempos temerosos de retirada de direitos, o que nós assistimos é a vulnerabilidade da população negra [...] A cada 23 minutos um jovem negro é assassinado no país. [...] é preciso intervir, transformar, lutar [...] fazer cumprir a lei. [...] O que nós queremos é construir uma sociedade melhor e igualitária para todos”, finalizou o vereador.
Henrique de Oliveira, um dos homenageados, agradeceu a homenagem. “Estou muito feliz de ser homenageado [...] Agradeço a Deus por estar aqui. Gostaria ainda de agradecer minha família que não pode estar presente, meu mestre Coco e a família Moriá Brasil. Que Deus abençoe todos”.
Cleide Lima também utilizou a tribuna: “Quero agradecer a Deus, primeiramente, a minha família, e de coração a esta associação, a qual eu faço parte. É um momento muito especial. Muito obrigada Câmara de Vereadores por sempre nos fornecer este espaço”. 

Homenageados

Alana das Neves Maranhão
Nascida em 25 de janeiro de 2001, no município de Paranavaí, Alana é filha de Sidnei de Camargo Maranhão e Sueli Pinheiro das Neves.
Foi aluna da Escola Municipal Cecília Meireles e já nessa época demonstrava interesse em praticar esportes. Também foi aluna do Colégio Estadual Leonel Franca e Adélia Rossi Arnaldi, quando se destacou no handebol, nas disputas colegiais, inclusive como capitã do time. 
Aos 14 anos começou a praticar atletismo tornando-se campeã brasileira de lançamento de dardo e quebrando recorde, conseguiu uma vaga para o Campeonato Sul Americano, no Paraguai, em 2014, quando alcançou o 2º lugar. 
Ainda em 2016, conquistou as medalhas de ouro e bronze, e também foi campeã paranaense dos Jogos Escolares.
Com alto índice técnico, a jovem atleta participou do sub 17, conquistando o título de campeã brasileira no lançamento de dardo, e mais uma vez, quebrando o recorde, garantiu uma vaga para representar o Brasil e disputar o Mundial da África, no Quênia, onde ficou em 9º lugar. 
Neste ano, no II Jogos Sul Americanos da Juventude, em Santiago, no Chile, recebeu a prata.

Cleide Manoel de Lima
Natural de Pirapozinho, interior paulista, ela nasceu no dia 23 de fevereiro de 1972. É filha de Manoel Mauricio de Lima e Alcina Alves da Silva Lima. Mudou-se para o Paraná aos 6 meses de idade. 
Viveu sua infância e adolescência na Fazenda Guanabara, da Companhia Melhoramentos Norte do Paraná. 
Estudou o ensino fundamental no Colégio Estadual Lysimaco Ferreira da Costa, em Paranapoema, cidade também que concluiu o ensino médio, o curso de Contabilidade Financeira e foi jogadora de futebol e vôlei feminino do Guanabara Esporte Clube. Também foi catequista e cantora do coral da Igreja. 
No ano de 1993 casou-se com Gervasio Antonio do Nascimento com quem tem as filhas: Sheila Maria e Jeniffer. 
Em 2000 mudou-se para Paranavaí com a família, onde trabalhou como agente de endemias. 
Filiou-se ao Partido dos Trabalhadores e por muito tempo participou do Conselho Municipal dos Direitos da Mulher. Trabalhou em hospitais da cidade como zeladora, copeira e lavadeira. 
Formou-se técnica em Enfermagem, passando em 4° lugar como auxiliar de enfermagem do município, cargo que ocupou de 2010 a 2014. 
Foi candidata a vereadora e fundadora e presidente da Anpir.

Gerson Gomes Soares (Gersinho)
Nascido em 06 de setembro de 1972, no município de Ipauçu, Estado de São Paulo, Gerson é filho de Maria José Pereira e José Gomes Soares. 
Chegou em Paranavaí no ano de 1992, tornando-se campeão da segunda divisão, jogando como meia atacante. Repetiu o feito nos anos de 1994 e 2002, alcançando o tricampeonato pela Segundona.
Começou a jogar como profissional no União Bandeirantes Atlético Goianiense, Matsubara, Juventus de São Paulo e Juventus de Sanborja, no Rio Grande do Sul.
É casado com Maria Rosângela Gonçalves Soares e tem dois filhos: Luis Felipe, que também seguiu os passos do pai, e Jéssica.
Ainda atuou como técnico na Escolinha de Futebol do Gerder (DER) e Craques do Futuro, e, foi treinador auxiliar no Atlético Clube Paranavaí, ACP. 

Henrique de Oliveira
Natural de Paranavaí, de 16 de outubro de 1986, ele é filho do saudoso Geremias de Oliveira e de Maria Ilda de Oliveira. 
Estudou nos Colégios Estaduais Adélia Rossi Arnaldi e Newton Guimarães. 
Iniciou na capoeira aos 12 anos de idade e se apaixonou. 
O tempo passou e de aluno se tornou professor, ou melhor, contramestre de capoeira.
Como capoeirista, já viajou de norte a sul do Brasil, se apresentando com o grupo Moriá Brasil, fundado e coordenado pelo Mestre Coco.
Atualmente é residente no bairro do Sumaré.


 

 
 Outras Notícias
» Vereadora homenageia bailarina Manuela Cardoso
» Vereador solicita instalação de semáforos na marginal da Avenida Heitor Alencar Furtado
» Proposta apresentada por vereador destina vagas de estacionamento para gestantes
» Vereadora tem pedido atendido
» Parlamentar solicita criação de salas sensoriais em Paranavaí
» Parlamentar sugere auxílio-transporte para servidores municipais
VER TODAS