Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagem
 
Legislativo presta homenagem ao 1º sargento Roni Péterson
 
14/12/2018
Fonte: Secom CMP
Crédito:

Moção foi entregue na manhã desta quinta-feira pelo vereador José Galvão

Simplicidade, profissionalismo, comprometimento e dedicação são características notórias do homenageado, o 1º sargento Roni Péterson Manoel Pereira, que recebeu nesta quinta-feira (13), no Tiro de Guerra 05-010, a Moção de Aplauso nº 036/2018, de autoria do vereador José Galvão.
“Esta moção é uma forma de agradecimento e reconhecimento do seu trabalho na formação dos nossos jovens, que com certeza serão bons cidadãos. Obrigado por tudo o que você fez pelo nosso município. Paranavaí perde um grande profissional e Ponta Grossa, ganha”, afirmou Galvão. 
Durante a solenidade, o capitão da reserva do Exército e diretor geral da Câmara, Airton de Melo Gonçalves também parabenizou Roni. “Nós percebemos quando o trabalho é bem feito pelo produto final, uma tropa bem formada. E isso foi plenamente observado. Fruto da sua dedicação, trabalho e disciplina. Leve de coração e alma a nossa cidade. Paranavaí sempre estará de portas abertas”, disse Gonçalves.
O chefe de instrução do Tiro de Guerra, subtenente Divonzir Roniak, agradeceu o apoio que recebeu e parabenizou-o. “Eu sempre tive sorte de trabalhar com pessoas especiais e você, Roni, com certeza é uma destas. Parabéns pela sua dedicação e pelo trabalho diferenciado que desenvolve. Desejo a você sucesso nesta próxima jornada”, declarou Roniak.  
Emocionado, o 1º sargento Roni falou sobre a imensa alegria de receber a homenagem. “Primeiramente eu queria agradecer a Deus por ter permitido realizar este trabalho de dois anos. Estou emocionado [...] Eu queria agradecer ao Galvão, ao Melo, ao Roniak e a todos os presentes. A gente sabe que é difícil formar o jovem devido aos vícios e as mazelas da sociedade, moldá-lo e devolvê-lo à sociedade, mas é prazeroso ver esta mudança. Esta homenagem é muito gratificante e vou levá-la para minha vida. Obrigado”, finalizou o homenageado.
Roni assumiu a função de instrutor do Tiro de Guerra em Paranavaí de dezembro de 2016 até 2018.
Participaram também da solenidade, os vereadores Luiz Aparecido da Silva (Mancha) e Zenaide Borges, além dos servidores do Legislativo e do TG. 

Perfil do Homenageado
Roni Peterson Manoel Pereira nasceu no dia 18 de fevereiro de 1975, no município de Canelinha, estado catarinense. É filho de Manoel João Pereira e Clara Leal Pereira.
Iniciou a carreira militar no 10º Batalhão de Infantaria, na cidade de Juiz de Fora, estado mineiro, tendo concluído o curso de Formação de Sargentos, em 27 de novembro de 1988.
Incorporou às fileiras do Exército Brasileiro em 1º de março de 1994, no 20º Batalhão de Infantaria Blindado, em Curitiba, capital paranaense. 
Foi promovido em 1995 a Cabo, em 98 passou a 3º Sargento, no ano de 2006 a 2º Sargento e em 2014, alcançou o posto de 1º sargento, todos por merecimento.
Possui os cursos: Formação de Cabos e Motorista de Viatura Blindada de Transporte (1995) pelo 20º Batalhão de Infantaria Blindado, de Curitiba; Formação de Sargentos (1998) pelo 10º Batalhão de Infantaria, na cidade de Juiz de Fora, Minas Gerais; curso de Salva-Vidas (2004) da Fundação Alemã dos Salva-Vidas, pelo 62º Batalhão de Infantaria, em Joinville, Santa Catarina; Aperfeiçoamento de Sargentos (2008) pela Escola de Aperfeiçoamento de Sargentos, na cidade de Cruz Alta, Rio Grande do Sul e curso de Auxiliar de Ensino (2013) pelo Centro de Estudos de Pessoal, do Rio de Janeiro.
Realizou ainda estágios de: Escalador Militar/Básico de Combatente de Montanha, Adaptação à Selva, Habilitação para o Desempenho da Função de Instrutor de Corpo de Tropa, Emprego de Embarcações, Caçador e Tiro Sniper Militar, Combate com Facas e Combate Corpo a Corpo e Atualização de Instrutor de Tiro de Guerra, além de treinamento para Missões de Paz da ONU. 
Integrou o 13º Contingente de Missão de Paz das Nações Unidas para estabilização do Haiti, no ano de 2010, permanecendo por 6 meses.
Já serviu as unidades do 20º Batalhão de Infantaria Blindado, na cidade de Curitiba – PR, 10º Batalhão de Infantaria, em Juiz de Fora – MG, 1º Batalhão de Infantaria de Selva, em Manaus – AM, 62º Batalhão de Infantaria, na cidade de Joinville – SC, 17º Batalhão de Infantaria de Selva, no município de Tefé – AM, 3º Batalhão Logístico, em Bagé – RS, e o Tiro de Guerra 05-010, em Paranavaí.
Recentemente foi exonerado da função de Monitor de Tiro de Guerra, e transferido para o Esquadrão de Comando da 5ª Brigada de Cavalaria Blindada, na cidade de Ponta Grossa.
É casado com a senhora Silmara Lau Pereira, com quem tem a filha: Sabrina. 
É ainda detentor de diversas condecorações militares: Medalha Militar de Prata, Medalha Corpo de Tropa, Medalha do Serviço Amazônico, Medalha das Nações Unidas, Medalha Batalhão Sargento Max Wolff Filho e Medalha Sargento Max Wolff Filho, além das estrangeiras: Medalha Esportiva Alemã (Bronze) e Medalha da Fundação Alemã dos Salva Vidas (Prata).

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Vereadora homenageia bailarina Manuela Cardoso
» Vereador solicita instalação de semáforos na marginal da Avenida Heitor Alencar Furtado
» Proposta apresentada por vereador destina vagas de estacionamento para gestantes
» Vereadora tem pedido atendido
» Parlamentar solicita criação de salas sensoriais em Paranavaí
» Parlamentar sugere auxílio-transporte para servidores municipais
VER TODAS