Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagem
 
Câmara faz homenagem alusiva ao Dia da Mulher
 
13/03/2018
Fonte: Secom CMP
As mulheres foram homenageadas pelos vereadores
Crédito: Ediglei Feitosa

Nesta segunda-feira, 12, os vereadores da Câmara Municipal de Paranavaí realizaram no plenário da Casa de Leis, sessão alusiva ao Dia Internacional da Mulher, comemorado no último dia 08 de março.
A cerimônia foi marcada com a entrega do Diploma Vereador Edna de Almeida Andrioli, a primeira mulher a ocupar uma cadeira do Legislativo Paranavaiense. 
Foram homenageadas: Arlete Antonia Brunholi Xavier, Eliane Amália Niehues, Elvira Maria Isabel Jaroskevicz, Fabiana Oliveira dos Santos, Lilian Gonsaga da Silva, Marlene Pereira da Silva, Ronalda Carvalho Neves Cargnin, Sirley de Souza Sbais e Solange Marcelino de Souza.
Durante a solenidade, a vereadora Zenaide Borges utilizou a palavra para fazer uma saudação às homenageadas. “Hoje, mais uma vez, me sinto privilegiada por estar aqui, nesta Casa de Leis, para falar destas mulheres que são tão importantes e que tanto fazem pela nossa cidade. Cada uma na sua área, nas suas condições, mas que representam esta raça guerreira e virtuosa. São inúmeros os motivos para comemorarmos. Somos um elo na construção de um país melhor, encorajadas a lutar pela igualdade e justiça. Já alcançamos muito... a transformação em todas as áreas das relações sociais, resultado da influência da sensibilidade da mulher. [...] Ainda quero ver o dia em que não precisaremos da Lei Maria da Penha para nos defender ou garantir o nosso direito de ir e vir. Eduquemos nossos filhos e filhas para que respeitem não só as mulheres, mais todo ser humano. Só assim teremos uma sociedade mais justa, humana e igualitária”, parabenizou a vereadora referindo-se a todas as mulheres do Paraná, em especial as do município de Paranavaí.
A secretária da Educação, Adélia Paixão, representou o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes, que esta em viagem a Curitiba. “Esta data simboliza a luta, a vitória e a conquista alcançada pela mulher na sociedade, provando definitivamente que não existem distinções de sexo quando o assunto é o desenvolvimento humano. [...] Já não basta planejar, fazer, controlar e agir, como nos ensinou a economia clássica. Agora, a nova forma de administrar exige uma demanda pelo sentir. As novas relações humanas exigem responsabilidade social, afeto, emoção, sentimentos, que são próprios da natureza feminina. A conquista, agora, não se faz pela força, mas sim pela sensibilidade, poder de persuasão e diálogo franco, onde a verdade é sempre a base do entendimento. [...] A mulher do novo milênio nos ensina como é possível exercer a liderança sem os ranços machistas do autoritarismo e da opressão. Os valores da liderança, hoje, são a capacidade de aprender, o talento e as qualidades espirituais e afetuosas. [...] Temos hoje aqui nesta Casa de Leis, grandes mulheres, representantes da nossa sociedade, que fizeram e fazem todos os dias a diferença na nossa cidade. [...] Parabéns a todas vocês. [...] Continuem sempre buscando esta garra, esta força, esta vitalidade em tudo o que fizerem. Que Deus as abençoe”, disse.
  
Discursos
“O que a gente faz, na realidade, é nada mais um chamamento que a gente tem de um ser muito superior que fala o seguinte: eu te dei tanto que você também tem que retribuir. O trabalho que nós fazemos é uma gratidão pelo dom da vida. [...] Nós mulheres temos este dom, o dom da virtude de olhar com o olhar dos olhos do coração. [...] Se a gente faz é porque junto da gente tem muito mais pessoas. [...] Eu retribuo a todas as mulheres que fazem parte da minha vida”. 
Ronalda Carvalho Neves Cargnin

“Agradeço pelo convite para estar aqui hoje, representando todas as mulheres da Vila Operária, bairro no qual resido há mais de 20 anos. Confesso que este convite me causou muita surpresa, pois sei que naquele bairro existem muitas mulheres guerreiras, e que, com certeza, poderiam estar aqui, por isso é imensa a responsabilidade que me cabe”.
Marlene Pereira da Silva

“Quero agradecer a todos os vereadores por esta homenagem e por esta oportunidade. [...] Nós mulheres somos guerreiras. Nós temos uma força dentro da gente que só Deus é quem dá. E esta força vem geralmente quando a gente acha que não é possível [...] Eu estou em uma batalha contra uma doença. E mesmo com tudo isso, resumo a minha luta. Sou uma pessoa muito melhor, muito mais próxima a Deus, muito mais amorosa com aqueles que conheço e que não conheço. Hoje eu dedico a minha vida a amar”. 
Fabiana Oliveira dos Santos

“Esta homenagem, é na verdade, uma homenagem a todas as mulheres que fazem a luta pela igualdade e de oportunidade, pelo fim da opressão, de gênero, racial, LGBT, que lutam pelos direitos da classe trabalhadora. [...] Hoje é um dia especial [..] É um ano de vida, de muita luta, um ano diferenciado. Além das lutas sociais e políticas que a gente faz, foi um ano de luta pessoal, de luta contra a doença. Mas estou agradecida de todo o apoio, das orações e pensamentos positivos que têm chegado até mim. É muito bom ter tantos amigos e pessoas que batalham com a gente, valorizam o trabalho que a gente faz e que torcem pra gente”.  
Elvira Maria Isabel Jaroskevicz

“Fiquei comovida e sensibilizada diante de tantas pessoas na comunidade que merecem ser homenageadas. Me senti lisonjeada. [...] Queria agradecer por este momento, porque a minha vida foi dedicada, os meus melhores anos, à educação. [...] Fui estudando, me aperfeiçoando e direcionando para a educação especial. Hoje tenho muito orgulho de trabalhar com a educação especial, daquelas pessoas que ficam mais a margem da sociedade, que não são muito valorizadas e que muitas vezes são esquecidas. Então, através do nosso trabalho no Centro de Atendimento Renascer a gente oportuniza a estas pessoas de se sentirem úteis, capazes e especiais. [...] e estendo esta homenagem a todas as profissionais da educação”.
Eliane Amália Niehues

“Fico honrada por receber este convite não só no meu nome, mas no nome da entidade, o Asilo Lins de Vasconcelos. Dedico esta homenagem a todas as avós do asilo e todas as minhas amigas de trabalho”.
Solange Marcelino de Souza

“Estou muito honrada. Há dois anos atrás eu passei por momentos muitos difíceis na minha vida. Apesar de Deus já ter me curado, tenho feito o acompanhamento. São momentos que nós precisamos demais de apoio, de ajuda e assim como eu trabalho com muitas mulheres, todos os dias eu acompanho e compartilho destes momentos. Obrigada a todos”.
Lilian Gosaga da Silva

 
 Galeria de Fotos
As mulheres foram homenageadas pelos vereadores
 
 Outras Notícias
» Câmara aprova proposta que obriga retirada de fios soltos nas vias públicas
» Vereadora tem mais uma indicação atendida
» Vereadora tem pedido atendido pela Ditran
» Centro do Autista ganha nome de Ubiratan Ângelo Fernandes
» Vereadora pede solução para fios soltos em vias públicas
» Estabelecimentos deverão adotar medidas protetivas às mulheres em situação de risco
VER TODAS