Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagem
 
Guarda Municipal recebe moção do Legislativo Paranavaiense
 
03/04/2019
Fonte: Secom CMP
Crédito:

Completado três anos de atuação em Paranavaí, a Guarda Municipal foi homenageada nesta semana, durante sessão solene na Câmara de Paranavaí, pelo vereador Leônidas Fávero Neto.
Criada em 23 de abril de 2012 pela Lei Municipal nº 3.934/2012, com o propósito de proteger o patrimônio, bens, serviços e instalações públicas, executando o patrulhamento e rondas preventivas contra danos e atos de vandalismo, além da atuação como força auxiliar em defesa da vida e na manutenção da ordem e segurança pública, a Guarda só foi devidamente efetivada em fevereiro de 2016. “A importância da Guarda Municipal é mostrada nestes três anos diante de mais de 3.500 ocorrências de todos os tipos. [...] E por isso nós tivemos nesta Casa uma discussão da necessidade que os senhores tenham sua vida protegida. E sabemos que a posse da arma de fogo, de fato, inibe a ação criminosa contra a vida destes integrantes. Reitero minha posição que a Guarda deve sim portar arma de fogo. Sabendo usá-la, já que estão sendo treinados para isto, não vejo nenhum problema. Outra ação que nós temos feito é solicitar aos deputados federais, ao qual temos acesso, que na reforma da previdência, eles atuem junto à bancada paranaense para que a Guarda seja reconhecida nos mesmos moldes dos nossos militares no Brasil. Nada mais justo, já que vocês se expõem diariamente à riscos para que todos estejam protegidos e se sintam seguros na nossa cidade. Para que a gente possa transitar com a verdadeira liberdade do cidadão de bem. Muito obrigado pelo trabalho de vocês”, afirmou Leônidas.
Atualmente a Guarda conta com 35 servidores, que diariamente, realizam rondas e patrulhamentos em toda a cidade, nos 6 distritos e 6 vilas rurais com 2 viaturas e 4 motocicletas.
De 2016 a 2019 a guarda realizou 8.640 atendimentos, a maioria deles para orientação, assistência aos estabelecimentos municipais e apoio aos órgãos públicos e instituições. 
“É uma honra para o Poder Executivo Municipal, em especial para os guardas municipais receber esta homenagem. Esta Casa de Leis teve um papel fundamental para a criação da Guarda Municipal. [...] Sem a atuação dos senhores nada seria possível. Os Poderes Legislativo e Executivo naquela época já demonstravam o compromisso e a dedicação para com a população de Paranavaí ao criar esta lei que deu início a esta instituição. [...] É impossível falar da nossa Guarda sem fazer um breve relato para demonstrar a galhardia e a dedicação dos nossos profissionais. Muitos deles se revezavam entre família, outros empregos e o curso de formação. Muitos deles passaram dificuldades familiares e financeiras para concluir o curso de formação. Por isso eu garanto, os que estão aqui são profissionais abnegados. [...] Para a população não interessa a cor do uniforme ou a instituição que vai resolver o seu problema. Nós, como população, queremos o problema de segurança resolvido. E é por isso que trabalhamos diuturnamente para atender prontamente aqueles que necessitam e para garantir a segurança e a tranquilidade de todos os munícipes da nossa cidade. Muito obrigado”, agradeceu o secretário de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito, Heron Radke.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Vereadora homenageia bailarina Manuela Cardoso
» Vereador solicita instalação de semáforos na marginal da Avenida Heitor Alencar Furtado
» Proposta apresentada por vereador destina vagas de estacionamento para gestantes
» Vereadora tem pedido atendido
» Parlamentar solicita criação de salas sensoriais em Paranavaí
» Parlamentar sugere auxílio-transporte para servidores municipais
VER TODAS