ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagem
 
Câmara entrega homenagem aos advogados Arlete e Luciano Xavier
 
04/07/2019
Fonte: Secom CMP
Os homenageados contaram com a presença de amigos e familiares

O casal foi o único condecorado no mesmo dia com a honraria em razão dos serviços prestados em prol da sociedade paranavaiense

 

Na noite desta segunda-feira, 1º, durante a sessão ordinária do Poder Legislativo Paranavaiense, o casal de advogados Luciano João Teixeira Xavier e Arlete Antônia Brunholi Xavier, foram homenageados com a entrega das moções de aplausos em deferência aos relevantes serviços prestados à comunidade paranavaiense. Foi o primeiro casal a ser homenageado no mesmo dia de cerimônia.
Casados há quase 60 anos, ambos têm em comum a mesma profissão, atuar no exercício e cumprimento da lei e a dedicação em servir o próximo.
Concedida pela Câmara, as honrarias foram propostas e entregues pelo vereador Claudio Sabino. “Eu agradeço muito meus companheiros vereadores por esta homenagem ao Dr. Luciano e à Dra. Arlete, que são pessoas que conheço há muitos anos e que sempre trabalharam pelo bem-estar da população. Sem dúvidas, merecedores, e hoje recebem o reconhecimento desta Casa de Leis”, proferiu Sabino.
Comovida com a homenagem, Arlete Xavier utilizou a tribuna para agradecer o tributo. “Poucas honras suplantarão a esta condescendência, a amabilidade do nobre homem público Claudio Sabino e os demais vereadores, que concederam a mim e ao meu marido Luciano a Moção de Aplauso, o que nos sensibilizou profundamente”. Continuou: “Queremos dividir a honraria com os filhos Luciano, Alberto, Eduardo e Luciane e com os netos Vitor, Maria Clara, Maria Júlia, Valentina, Isabeli, André e Mariana”. Aproveitou ainda para pedir aos vereadores a continuidade de legislações que protejam a comunidade. 
Depois, o advogado Luciano Xavier ocupou a tribuna. Com um discurso acalorado, citou grandes nomes da história como Rei Salomão, os filósofos gregos Aristóteles e Diógenes e o ativista negro Martin Luther King Jr, que com atitudes benéficas ao bem comum fizeram a diferença. Dividiu a honraria com a família, filhos e netos e agradeceu a Deus e o autor da proposição, se retirando da tribuna por duas vezes para abraçar a esposa e o vereador Sabino. E encerrou: “Devemos ter em mente que não é a indumentária, a coroa de rei, a toga, os títulos, as posições sociais e a riqueza que devem ser exaltadas, mas sim e acima de tudo, o bem maior: o caráter, a honra, a dignidade de bons princípios, amando ao próximo e sua família e venerando a Deus. Assim, estaremos sendo colocados no pináculo para alcançarmos o verdadeiro pedestal”.
   

Arlete Antonia Brunholi Xavier 
Nasceu no dia 11 de junho de 1943, na cidade de Regente Feijó, interior paulista. É filha de Maria Guazeli Brunholi e Pedro Brunholi.
É casada com o advogado Luciano João Teixeira Xavier com quem tem quatro filhos: Luciano, Alberto, Eduardo e Luciane.
Formou-se em Pedagogia com licenciatura plena e especialização em Orientação Educacional, exercendo a profissão nos Colégios Estaduais Dr. Marins Alves de Camargo e Leonel Franca. Mais tarde concluiu Direito, a qual é detentora da carteira profissional nº 10.330 da OAB Paraná. 
Moradora de Paranavaí desde a década de 60 contribuiu indistintamente com vários segmentos, sempre visando o bem-estar da sociedade. 
É uma das fundadoras da Associação dos Advogados do Noroeste do Paraná, Advog. Atuou durante 12 anos no Conselho Estadual de Saúde e por 14 anos, no Conselho Municipal. Foi secretária de Assistência Social, quando também colaborou com a fundação do Conselho nesta área; fundadora do Rotary Clube de Paranavaí Arenito; e diretora social do Harmonia Country Clube de Paranavaí, juntamente com seu marido por diversas gestões.
Na OAB Subseção de Paranavaí participa ativamente desde sua instalação, ocupando inúmeros cargos de classe, onde se dedicou por 14 anos na Subprocuradoria com atividades referentes ao direito da família e 12, na Delegacia da Mulher. 
Há mais de 40 anos atua permanentemente na Associação de Senhoras de Rotarianos, na qual já ocupou os cargos de presidente, orientadora e presidente do Distrito 4630.
Ainda participa do Conselho da Mulher Empresária e é voluntárias em diversas atividades leigas e religiosas, como o Movimento de Cursilho de Cristandade da Igreja Católica Apostólica Romana.

 

Luciano João Teixeira Xavier 
Nasceu em 13 de maio de 1938, em Curitiba. É filho de Júlio Rocha Xavier e Odette Teixeira Xavier. 
Iniciou seus estudos no Grupo Escolar Tiradentes em sua cidade natal, passando pela Escola Santa Maria e Colégio Novo Ateneu.
Depois se mudou para Maringá, onde estudou nos Colégios Marista e Gastão Vidigal e novamente retornou a capital para cursar o ensino superior na Universidade Federal do Paraná, Faculdade de Ciências Econômicas Plácido e Silva e na Faculdade de Direito.
Casou-se com a senhora Arlete Brunholi Xavier com quem tem os filhos Luciano, Alberto, Eduardo e Luciane. 
É formado em Economia, Filosofia, Ciências Contábeis e Autorais, Magistério e Direito. 
Durante sua longa carreira realizou diversos cursos de aperfeiçoamento. Também foi docente dos Colégios Estaduais Gastão Vidigal e Visconde de Nácar, em Maringá; da Secretaria de Educação de Curitiba; do Colégio Estadual de Paranavaí; da Universidade Paranaense, Unipar – Câmpus Paranavaí; e diretor da Escola Normal de Floraí. 
Há mais de cinco décadas milita profissionalmente em toda a região noroeste e território nacional, sendo um dos advogados mais antigos do Estado do Paraná, por Paranavaí.
Foi fundador e o primeiro presidente da Associação dos Advogados do Noroeste do Paraná (Advog). Assim como fundador da Ordem dos Advogados do Brasil – Subseção Paranavaí, onde ocupou inúmeros cargos: conselheiro, vice-presidente, orador, entre outros de representação comunitária. Também foi delegado regional por 10 anos da Comissão de Justiça e Paz da Diocese de Paranavaí, presidente do Conselho de Cursilhos da Cristandade; presidente do Grupo Escoteiro Guy de Larigaudie; presidente do Conselho Arbitral de Paranavaí; 1° Arbitro do Tribunal de Pequenas Causas da Comarca de Paranavaí; e ainda, diretor social do Harmonia Country Clube; membro do Conselho Comunitário de Segurança de Paranavaí e sócio-fundador do Rotary Clube de Paranavaí Arenito, no qual ocupou a presidência e assumiu diversos cargos dentro do Conselho Diretor. Colaborou com a fundação dos Rotary Clubes de Terra Rica e São João do Caiuá. 
Na condição de pertencer à OAB – Subseção de Paranavaí, filiado à Advog e ao Rotary Clube Paranavaí – Fazenda Brasileira, colaborou indistintamente no que consiste hoje a realidade do bem comum, participando de diversas ações em prol da população paranavaiense. 

 
 Galeria de Fotos
Os homenageados contaram com a presença de amigos e familiares Arlete Xavier e o presidente da Câmara, José Galvão Luciano Xavier subiu a tribuna para agradecer a homenagem O casal de advogados Luciano e Arlete Xavier e o autor da proposição o vereador Mancha
 
 Outras Notícias
» Legislativo realizará nova audiência pública sobre LOA
» Presidente da Fundação Cultural comparece à Câmara para prestar esclarecimentos
» Audiência pública para debater LOA tem tímida participação
» 21 dias de ativismo pelo Fim da Violência contra as Mulheres acontecerá em novembro e dezembro
» Legislativo é convidado para lançamento do Paranavaí Compra Aqui
» Zé Mangaia é agraciado com o título de cidadão honorário paranavaiense
VER TODAS
 

HORÁRIO DE ATENDIMENTO: Segunda à Sexta-Feira, das 8:00 às 11:30 - 13:30 às 17:00


  Rua Bahia 208 - Centro - CEP: 87704-040 - PARANAVAI - Paraná  -  (44) 3421-4200      cmparanavai@cmparanavai.pr.gov.br