Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Paranavaí
 
Mânica é agraciado com a medalha "Dr. José Vaz de Carvalho"
 
19/09/2018
Fonte: Secom CMP
Crédito:

A medalha foi concedida em reconhecimento à dedicação, profissionalismo e destaque na área de segurança pública em Paranavaí

O delegado chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí (SDP), Luiz Carlos Mânica, recebeu na noite desta segunda-feira (17), a medalha do Mérito do Trabalho e Reconhecimento Administrativo “Dr. José Vaz de Carvalho”.
A sessão solene decorreu no plenário Francisco Ruiz Rodrigues e contou com a presença de familiares, amigos e autoridades.
A medalha foi concedida por meio do Requerimento nº 180/2017, e aprovada por unanimidade pelos vereadores, em reconhecimento à dedicação, profissionalismo e destaque na área de segurança pública em Paranavaí.
O proponente, vereador Claudemir (Irmão) Barini, destacou o trabalho realizado por Mânica, relembrou que em 2001, após ter tido o veículo roubado, foi atendido em Maringá pelo delegado, e falou da importância de pessoas de bem na sociedade. “Graças a Deus, pelo destino da vida, Dr. Mânica voltou a sua terra, Paranavaí. Homem de fé, de bem, lutador e que encaminha a família dentro da igreja, com princípios e valores. Parabéns ao senhor e a sua família. Que esta simples homenagem sirva de incentivo a toda a sua equipe. Que os cidadãos de bem tenham segurança nesta nossa querida cidade, pois quem faz o certo não precisa ter medo da polícia. Mais uma vez, parabéns”, disse.
Amigo de infância, o vereador Leônidas Fávero Neto fez uma menção ao delegado. “Gostaria de dizer que o importante ao longo da nossa carreira são os valores. E isso eu sei que você tem de sobra. Você não é um exemplo apenas como delegado, mas como cidadão, pessoa, pai de família, porque eu te conheço desde a sua infância. [...] São estes valores que fazem com que, dia após dia, independente da situação que se encontre, sei que caminhará por uma estrada reta. Também não poderia deixar de falar a todos os cidadãos de Paranavaí: tenham pessoas como nosso delegado, como exemplo. Isto fará de Paranavaí uma cidade melhor. [...] Tenho muito orgulho deste momento e de ser seu amigo”, proferiu.
Em sua fala, o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes (KIQ), licenciado do cargo de delegado, lembrou das dificuldades da profissão, do convite que recebeu de Mânica para retornar ao município e agradeceu a autonomia que foi concedida para trabalhar. “Fico muito feliz porque este reconhecimento é também para todos os policias. Para esta equipe devido ao seu destaque como líder, com seriedade e competência e também a correição [...] Tenho certeza que Deus sempre está do lado do bem. Vida longa chefe, e se Deus quiser, logo estarei de volta”, ansiou. 
Com os olhos marejados, Mânica agradeceu a honraria. “Minha fala hoje é apenas de gratidão. Esta gratidão resume-se primeiramente a Deus, depois minha família e meus amigos”. Continuou seu discurso recordando da sua infância em Paranavaí, da educação que recebeu dos pais, Luiz Mânica e Terezinha, do apoio que sempre teve dos irmãos, da feliz união com Luciana, sua esposa, dos sogros, Ângelo e Cleuza, exemplo de casal maravilhoso e do orgulho das filhas Júlia e Beatriz. “Mais uma vez afirmo, sou um privilegiado por Deus, e agradeço a minha família presente, que somente exerço minha difícil função com mais acertos do que erros, porque possuo esta riqueza de tê-los comigo nesses anos todos, transmitindo tranquilidade, afago, equilíbrio, e muita paciência para que eu continue exercendo meu ofício com o máximo empenho. Muito obrigado por aguentarem as adversidades que a profissão me impõe e sempre estarem ao meu lado em todos os momentos. Amo vocês”. Ainda em sua fala, agradeceu os amigos e os policiais: “Quero agradecer imensamente por acreditarem em mim e na filosofia de trabalho implantada desde quando assumi a 8ª SDP [...] O mínimo que posso é estender a você esta homenagem que recebo esta noite, porque fazem parte dela. [...] Um último agradecimento ao autor da proposta, Irmão Barini e aos meus amigos KIQ e Leônidas”. E finalizou: “Encerro simplesmente agradecido. Grato a Deus, a minha família, aos meus amigos e ao povo de Paranavaí, cidade que tanto amo. Que as graças de Deus alcance todos nós”.
A medalha “Dr. José Vaz de Carvalho” é reservada as pessoas que se destacaram em suas atividades profissionais. 
 
Biografia
Luiz Carlos Mânica nasceu no dia 23 de junho de 1969, em Paranavaí. É o quarto dos cinco filhos do casal Luiz Mânica e Terezinha Balbinot Mânica.
Passou sua infância e adolescência no Jardim Canadá, em sua cidade natal, onde também estudou o ensino fundamental e médio, antigo primeiro e segundo grau nas instituições de ensino no município, como a Escola Nizia Floresta, Colégio Estadual, Leonel Franca e Professor Bento Munhoz da Rocha Neto, conhecido também como Unidade Polo. 
Aos 17 anos, mudou-se para Maringá, após ser aprovado no vestibular da Universidade Estadual de Maringá (UEM), no curso de Direito. Previsto para cinco anos, concluiu sua graduação em quatro anos e meio, colando grau em 1992.  
Já formado, e com apenas 24 anos foi aprovado em concurso para carreira de Delegado de Polícia do Estado do Paraná.
Em agosto deste mesmo ano, ingressou na Polícia Civil assumindo sua primeira delegacia na cidade de Mangueirinha, no Sudoeste do Estado.
Nos seus 24 anos de profissão, já prestou serviços nos municípios de Guaíra, Teixeira Soares, Irati, Piraí do Sul, São João do Ivaí, Maringá (na função de delegado operacional), Apucarana (delegado adjunto) e Cornélio Procópio (chefe da 11ª SDP). 
Desde janeiro de 2014 é responsável pela 8º SDP de Paranavaí, tendo sob seu comando e responsabilidade como delegado chefe da Polícia Civil, 33 municípios e 8 comarcas.
É casado há 22 anos com Maria Luciana Viotto Mânica, com quem tem as filhas: Júlia e Beatriz.
Com vasta experiência profissional, que consolidou sua carreira profissional, já foi agraciado com as comendas:
- “Medalhas de Bronze e Prata, pelos bons serviços prestados à corporação e à sociedade sem sofrer punição;
- 5 Menções Honrosas da Assembleia Legislativa do Paraná, por destaques em operações policiais e pelo brilhante trabalho prestado à segurança pública do Estado, inclusive, em 2014 e 2016 recebeu o Prêmio Personalidades Empreendedoras do Paraná;
- Moção de Aplauso da Câmara de Sertaneja;
- Medalha do Mérito “Personalidades do Arenito Caiuá, pelo 8º Batalhão de Polícia Militar;
- Reconhecimento Profissional, do Rotary Club Arenito, e
- Segurança Pública do Noroeste, pela Loja Maçônica. 
Além disso, é diplomado em 31 cursos na área de segurança, como gestão policial e planejamento estratégico pela Senasp.
Possui especialização em Gestão da Segurança Pública pela Escola Superior de Polícia Civil do Estado do Paraná e pós-graduação em Direito Penal e Processo Penal pela Unipar – Câmpus Paranavaí.


 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Vereadora homenageia bailarina Manuela Cardoso
» Vereador solicita instalação de semáforos na marginal da Avenida Heitor Alencar Furtado
» Proposta apresentada por vereador destina vagas de estacionamento para gestantes
» Vereadora tem pedido atendido
» Parlamentar solicita criação de salas sensoriais em Paranavaí
» Parlamentar sugere auxílio-transporte para servidores municipais
VER TODAS