Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagem
 
Jair Bortolette recebe moção de aplauso pelo Legislativo de Paranavaí
 
04/12/2019
Fonte: Secom CMP
Crédito:

Doador desde 1996, homenageado é exemplo para incentivar a população sobre a importância deste ato para salvar vidas

Na noite desta segunda-feira, 2, um dos doadores de sangue mais assíduos de Paranavaí, Jair José Bortolette, foi homenageado na Câmara de Paranavaí.
A proposição de autoria do vereador Luiz Aparecido da Silva, o Mancha da Saúde, foi entregue durante sessão no plenário da Casa de Leis e prestigiada por familiares, amigos e autoridades. “Seu Jair está representando hoje todos os doadores de sangue do nosso município e da região noroeste. Quero parabenizá-lo porque como trabalho neste ramo, sei muito bem da necessidade da doação de sangue [...] Estou muito emocionado porque quando pensamos em sangue, pensamos em vida e pensamos na nossa família. Parabéns pelo seu ato nobre e humanitário. Que Deus abençoe você e sua família”, proferiu Mancha.
Em nome da coordenadora do Hemonúcleo Regional de Paranavaí, Maria Luiza Dias Fraga Peron, a assistente social Maria Luciane Guilhermo, saudou o homenageado da noite. “É com grande honra que estamos aqui homenageando o senhor Jair, nosso doador mais antigo, que está conosco há 23 anos, frequentemente doando sangue e ajudando a salvar vidas”, disse.
Doador desde a implantação do Hemonúcleo em Paranavaí, Jair Bortolette subiu a tribuna para agradecer a honraria. “Muito obrigado ao vereador Mancha pela lembrança e incentivo. Agradeço a minha família e amigos. Este ato é um exemplo para angariar novos doadores. Você se sente grato e não importa quem vai receber. Que esse ato sirva de incentivo para outras pessoas porque sangue é vida”,finalizou o homenageado.
Segundo dados do Ministério da Saúde, hoje, 16 a cada mil habitantes são doadores de sangue no Brasil. O percentual corresponde a apenas 1,6% da população brasileira, mas está dentro dos parâmetros preconizados pela Organização Mundial da Saúde, que recomenda que 1% a 3% da população de cada país seja doadora.

Trajetória
Jair José Bortolette nasceu em Paranavaí, no dia 25 de março de 1960. É filho de Augusto Bortolette e Alice Bortolette.
Iniciou os estudos na Escola Municipal Santos Dumont, onde permaneceu até o 5° ano. Depois estudou no Colégio Estadual Enira Moraes Ribeiro, local em que terminou o ensino médio.
Casou-se com Maria da Silva Bortolette com quem tem três filhos: Daniele, Daiane e Danilo.
Em 1972 começou seu primeiro emprego como balconista no Supermercado Chave de Ouro. De 76 a 80 trabalhou na Noroeste Construção. De 82 a 2008, foi leiturista da Copel e de 2008 a 2011, eletricista da empresa Capel Materiais Elétricos. Também foi ajudante geral na construtora Cidade Bella e de 2012 a 2013 prestou serviços no setor de iluminação pública da Prefeitura de Paranavaí.
É doador de sangue desde a implantação do Hemonúcleo Regional de Paranavaí, em 1996.

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Vereadora homenageia bailarina Manuela Cardoso
» Vereador solicita instalação de semáforos na marginal da Avenida Heitor Alencar Furtado
» Proposta apresentada por vereador destina vagas de estacionamento para gestantes
» Vereadora tem pedido atendido
» Parlamentar solicita criação de salas sensoriais em Paranavaí
» Parlamentar sugere auxílio-transporte para servidores municipais
VER TODAS