Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagem
 
Cosme Boaretto é condecorado com maior honraria do Legislativo
 
25/04/2018
Fonte: Secom CMP
Crédito:

O empresário Cosme Boaretto é o mais novo cidadão honorário de Paranavaí. Ele recebeu na noite desta segunda-feira, 23, no plenário Vereador Francisco Ruiz Rodrigues, a maior honraria do Legislativo Municipal. A proposição de autoria do vereador José Galvão é em deferência aos relevantes serviços prestados ao município. “Como cidadão e empresário, Cosme sempre acreditou no crescimento do município e procurou contribuir com o desenvolvimento social e econômico visando à prosperidade de Paranavaí. Inclusive, sempre colaborou com a realização de carreteiros em prol das entidades assistenciais. Pessoa que merece nosso respeito e reconhecimento”, afirmou o propositor Galvão. 
A vice-prefeita Jeanne Fujii Kato, esteve presente representando o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes. “Hoje Cosme recebe o título, a maior honraria que esta cidade pode conceder a um cidadão. E era para o senhor estar aqui mesmo. Uma pessoa que nasceu no mesmo dia da emancipação deste município. Parabéns pela iniciativa de homenagear esta pessoa que tanto fez e faz por Paranavaí”, disse.
Acompanhado da esposa Maria Alice, das filhas Eliana, Juliana e Quênia, dos netos e familiares, Cosme subiu a tribuna para falar da alegria e satisfação em ser homenageado. “Quero agradecer a Deus, a minha família, meus amigos, e as autoridades que muito têm feito pela nossa querida cidade. Estou muito honrado com esta homenagem. Que Deus continue nos dando saúde para fazer muito mais. Muito obrigado”, finalizou o homenageado.  


Perfil do Homenageado

Cosme Boaretto nasceu em 14 de dezembro de 1946, natural do Distrito de São Luís Rei, pertencente ao município de Lagoa Vermelha, Estado do Rio Grande do Sul.
É o segundo filho, do total de sete, do casal de descendentes italianos Júlio Boaretto e Pierina Joana Ragnani. 
Começou a trabalhar ainda muito cedo com a família nas plantações e criações de animais. Aos 06 anos de idade, a pedido do pai, ia a cavalo com sacos de milho até o moinho perto de Cacique Doble, para moer e fazer fubá. No caminho passava por tribos de índios que o ajudavam a arrumar a carga, já que muito pequeno não tinha nem força e nem tamanho, trajeto que durava mais de um dia.
Depois, junto da família mudaram-se para Lajeado Bonito, na época pertencente a Sananduva, município gaúcho, onde continuaram o mesmo trabalho.
No final de março de 64, com o Golpe Militar e a deposição do presidente João Goulart (Jango), venderam as terras e se instalaram no Paraná, na cidade de Tamboara, onde adquiriram a Casa de Secos e Molhados São Marcos. Neste mesmo ano foi trabalhar no Posto Municipal de Saúde e conheceu sua esposa. 
Casou-se no dia 14 de dezembro de 1968 com Maria Alice Narduci, com quem tem os filhos: Eliana, Juliana, Jusciliano e Quênia, e quatro netos.
Chegou a Paranavaí em 1970, onde trabalhou com o então saudoso prefeito Dionísio Assis Dal-Prá. 
Depois adquiriu um caminhão para transporte de bovinos. 
Com o tempo e o duro trabalho conseguiu comprar outros caminhões.
Em 1978, em parceria com seu irmão Isaias montou a Oficina Irmãos Boaretto, da qual depois comprou a parte e se tornou único proprietário, local que trabalha até hoje.   
Tradicionalista da Cultura Gaúcha foi patrão do Centro de Tradições Gaúcha (CTG) Fazenda Velha Brasileira por três mandatos, totalizando seis anos a frente da entidade. Também conquistou por várias vezes o título de campeão veterano de laço comprido e prova de rédea. Foi vice-patrão do Movimento Tradicionalista Gaúcho (MTG) do Paraná, coordenador da 5ª região e campeão paranaense de laço comprido.
Ainda participa há 25 anos do Rotary Club de Paranavaí Montoya. 
Nos mais de 45 anos como residente da cidade colaborou com a construção de igrejas católicas, barracões e entidades assistenciais, sempre a frente dos carreteiros, churrascos e costelão ao fogo de chão, prato típico de Paranavaí. 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Vereadora homenageia bailarina Manuela Cardoso
» Vereador solicita instalação de semáforos na marginal da Avenida Heitor Alencar Furtado
» Proposta apresentada por vereador destina vagas de estacionamento para gestantes
» Vereadora tem pedido atendido
» Parlamentar solicita criação de salas sensoriais em Paranavaí
» Parlamentar sugere auxílio-transporte para servidores municipais
VER TODAS