Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagem
 
Câmara confere Medalha Dr. José Vaz de Carvalho à professora Maria Aparecida da Silva
 
14/11/2017
Fonte: Secom CMP

A professora Maria Aparecida Fonseca de Oliveira da Silva recebeu na noite desta última segunda-feira, 13, na Câmara Municipal de Paranavaí, a Medalha do Mérito do Trabalho e Reconhecimento Administrativo “Dr. José Vaz de Carvalho”, concedida as pessoas que se destacaram em suas atividades elevando o nome do município.
Em saudação à homenageada, o vereador propositor da honraria, Leônidas Fávero Neto falou sobre seu comprometimento em prol do desenvolvimento e promoção do esporte às crianças e adultos da cidade. “Algumas pessoas não se contentam com o básico, não se contentam em apenas fazer bem feito. Elas têm uma necessidade maior de fazer mais e mais por outras pessoas. Quem conhece a professora Cida sabe do que estou falando. Esta mulher é incansável [...] Poder lhe oferecer esta homenagem é uma enorme honra. Algo que faço com prazer [...] Se as pessoas, o município, o Estado, o país entendessem o quanto é possível ser feito pela sociedade por meio do esporte e da educação, pessoas como a senhora não estariam aqui recebendo esta homenagem nesta Câmara. A senhora e muitas destas pessoas estariam em um panteão porque o seu trabalho é digno de tal honra. Por ter sido pioneira, por “brigar” pelo curso de Educação Física, por não ter sossego consigo mesma e não conseguir parar... Nós sabemos o quanto ela se empenha quando se propõe a fazer algo. Pessoas como você merecem o nosso respeito e o nosso reconhecimento. Muito obrigado por tudo o que fez pela cidade de Paranavaí”, disse Leônidas.
Após a entrega da medalha, ao proferir seu discurso, a homenageada lembrou-se da trajetória de vida, da criação que recebeu dos seus pais, da escolha do curso de Educação Física, e de sua dedicação aos estudos e ao trabalho. “Quando penso no valor do esporte, no crescimento do sujeito enquanto pessoa, tenho que dizer que, ao mesmo tempo em que ensinamos a regra do esporte, nós ensinamos as regras da sociedade [...] Ensinamos a ganhar e a perder, a respeitar o próximo, a conviver com as diferenças que levam a tantas discriminações como até ao bullying. [...] Gostaria de dividir esta homenagem com todos os professores que deram 30 anos de sua vida à Educação, sem pensar muito, como se fosse seu dever de doar-se, de educar, de ensinar para a vida, porque é assim que vejo o comprometimento de um professor. Ofereço esta minha medalha a todos aqueles que não mediram esforços para melhorar a nossa sociedade [...] Agradeço aos senhores pela homenagem, em especial ao Dr. Leônidas que me proporcionou este momento que ficará na lembrança da valorização do trabalho dos professores, por meio da minha pessoa. Muito obrigada”, finalizou Maria Aparecida. 

Perfil da Homenageada 
Natural do município paulista de Regente Feijó, Maria Aparecida nasceu no dia 10 de julho de 1953. É filha de Joaquim Soares de Oliveira e Líria Fonseca de Oliveira.
Aos três anos de idade, acompanhando a família, após o nascimento de sua irmã, mudou-se para Paranavaí, onde mais tarde realizou os ensinos, fundamental e médio, no Colégio Estadual.
Formou-se em Educação Física pela Universidade Estadual de Maringá.
Durante os anos em que desempenhou sua profissão, trabalhou como professora na Escola Fundação Bradesco de Paranavaí e Educandário São Vicente de Paulo. Ainda, exerceu a função de coordenadora de educação física do Núcleo Regional de Educação; foi técnica desportiva voluntária da Prefeitura Municipal de Paranavaí, e desde 1986 é professora do curso de Educação Física da Unespar/Fafipa, o qual foi a idealizadora e coordenadora de 1998 a 2008.
Casou-se com Antônio Edson da Silva, com quem tem os filhos: Matheus Henrique e Mariana.
Possui Aperfeiçoamento Técnico na Modalidade de Handebol pela Universidade Estadual de Maringá, Especialização em Educação Infantil, também pela UEM, além de Especialização em Planejamento e Administração Escolar, pela Universidade Salgado Filho, Universo.
Em 2012 concluiu seu mestrado em Educação pela UEM, com a tese “A história da Educação Física no Paraná: documentos das primeiras décadas do século XX”.  
Nos seus mais de 25 anos de profissão, sempre foi reconhecida pelo seu profissionalismo e dedicação ao esporte. Inclusive, conquistou com seus alunos, diversos troféus e medalhas.
Hoje é voluntária na Associação Agentes da Paz, Agepaz, entidade sem fins lucrativos, que tem como objetivo promover o desenvolvimento humano e a melhoria da qualidade de vida, individual e em grupo; além de dedicar parte de seu tempo como técnica do Time Máster de Handebol de Paranavaí.  

 

 
 Outras Notícias
» Vereadora homenageia bailarina Manuela Cardoso
» Vereador solicita instalação de semáforos na marginal da Avenida Heitor Alencar Furtado
» Proposta apresentada por vereador destina vagas de estacionamento para gestantes
» Vereadora tem pedido atendido
» Parlamentar solicita criação de salas sensoriais em Paranavaí
» Parlamentar sugere auxílio-transporte para servidores municipais
VER TODAS