Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Coronavírus
 
Vereador faz alerta sobre novo coronavírus e pede compreensão da população
 
17/03/2020
Fonte: Secom CMP
 Ediglei Feitosa

Nesta segunda-feira, 16, o vereador e médico Leônidas Fávero Neto utilizou a tribuna da Casa de Leis, durante sessão ordinária, para alertar a população paranavaiense da gravidade do novo coronavírus e falar sobre o plano de contingenciamento da doença. “Para quem acha que a imprensa é alarmista, não é. Estou falando como médico. Pessoas próximas a nós irão morrer. [...] Trata-se de um vírus incomum e novo, com maior transmissão do que os demais. O Covid-19 transmite de um contaminado para aproximadamente quatro pessoas, e o problema é que ele se espalha muito rápido. Muitas pessoas ficarão doentes ao mesmo tempo, a grande maioria, jovens que não desenvolverão sintomas graves, mas a partir de uma faixa de idade, 51 anos, a situação é agravada”, proferiu o parlamentar.
O vereador que recebeu o apoio de todos parlamentares também fez um apelo à população. “Não devemos minimizar a situação, devemos ser responsáveis pelos nossos familiares. Aqueles que forem considerados graves precisarão de tratamento com entubação direta no pulmão nas UTIs. E em Paranavaí, só existem 10 leitos na Santa Casa e quatro na Unimed, além de outros 16 que serão instalados com a ajuda do Estado. Cada paciente grave ficará 20 dias internado e não haverá leitos para todos. Um conselho como médico: Fiquem em casa! Toda vez que a gente ficar em casa, pode significar um médico a mais sobrando para uma pessoa que realmente precise”, alertou. Leônidas ainda destacou que irá se reunir com o presidente e os demais parlamentares para que deliberem sobre o fechamento da Câmara para o público.
Origem, sintomas e grupos de risco - O Covid-19 surgiu na cidade chinesa de Wuhan e a Organização Mundial da Saúde, OMS, alertou sobre os primeiros casos da doença em dezembro de 2019. Os sintomas são febre, tosse e dificuldade para respirar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave. Estão entre grupos de risco de acordo com a OMS, idosos e portadores de doenças crônicas.


 

 
 Outras Notícias
» Vereadora homenageia bailarina Manuela Cardoso
» Vereador solicita instalação de semáforos na marginal da Avenida Heitor Alencar Furtado
» Proposta apresentada por vereador destina vagas de estacionamento para gestantes
» Vereadora tem pedido atendido
» Parlamentar solicita criação de salas sensoriais em Paranavaí
» Parlamentar sugere auxílio-transporte para servidores municipais
VER TODAS