Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagem
 
Câmara presta homenagem aos agentes comunitários e agentes de endemias
 
03/05/2019
Fonte: Secom CMP
Crédito:

Os agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias da Secretaria de Saúde de Paranavaí foram homenageados pelos vereadores Leônidas Fávero Neto, Jose Galvão e professor Carlos Alberto João, na última sessão ordinária, durante cerimônia de entrega das moções de aplausos.
Vitais dentro do Sistema Único de Saúde, estes trabalhadores que possuem contato direto com a comunidade, facilitam o acesso da população à saúde e à prevenção doenças.
Os autores justificaram a honraria devido aos excelentes serviços prestados na área da saúde em prol da sociedade paranavaiense. “É uma moção extremamente justa pelo trabalho desenvolvido no nosso município pelos agentes comunitários de saúde e agentes de combate às endemias. [...] Investimentos nestes agentes têm resultado em uma melhora da saúde da nossa população. [...] Paranavaí tem apresentado o menor índice de mortalidade infantil nos últimos anos do Paraná. Isso também são ações e resultados do trabalho dos nossos agentes de saúde, que identificam lá na origem os pequenos problemas que resultam em grandes tragédias. Em 2014, tivemos um surto de dengue, que um terço da população estimada foi acometida por esta doença. Estes números vêm caindo ano após ano como consequência do trabalho dos nossos agentes de combate às endemias. No entanto, temos que oferecer  treinamento, oportunidades e reconhecer o devido valor para a função. Nós já apresentamos requerimento no ano passado pedindo piso nacional para estes agentes, e vamos insistir. Este investimento dá resultado, não é um gasto para o município porque acaba barateando o futuro do controle da saúde da nossa população. Todos aqui e toda a cidade reconhecem a excelência do trabalho de vocês. Parabéns”, disse Leônidas Fávero Neto, um dos propositores.
O presidente da Fundação Cultural, Rafael Lucas Torrente representou o prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes.
Após a entrega das moções, o agente de combate às endemias, Anderson Moreno discursou em nome dos homenageados. “Esta homenagem veio em boa hora. O que nós temos recebido são críticas negativas [...] mas aqueles que nos criticam não conhecem nossas lutas e dificuldades. Dificuldade que começa com a falta de EPI (equipamento de proteção individual), uniformes, repelentes, veículos em péssimas condições de uso, colocando nossas vidas em risco, e a falta de funcionários. Nós, ACE´s estamos sobrecarregados de serviços e os ACS´s têm desempenhado função de atendente nas Unidades Básica de Saúde, sabendo que esta não é a atribuição deles. Não recebemos nem o piso nacional de R$ 1.250,00, respaldado por lei federal. Enfrentamos todos os dias, bocas de fumo, moradores mal-humorados, cães bravos, e sol quente. Apesar de tudo, acordamos todos os dias cedo e vamos cumprir nossa honrada e valorosa missão, de salvar vidas”, finalizou. 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Vereadora homenageia bailarina Manuela Cardoso
» Vereador solicita instalação de semáforos na marginal da Avenida Heitor Alencar Furtado
» Proposta apresentada por vereador destina vagas de estacionamento para gestantes
» Vereadora tem pedido atendido
» Parlamentar solicita criação de salas sensoriais em Paranavaí
» Parlamentar sugere auxílio-transporte para servidores municipais
VER TODAS