Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Homenagem
 
Legislativo realiza sessão em comemoração ao Dia da Mulher
 
13/03/2019
Fonte: Secom CMP
Crédito:
 Anexo
 Anexo
 Anexo
 Anexo
 Anexo
 Anexo
 Anexo
 Anexo
 Anexo
 Anexo

Força, garra, respeito e valorização marcaram os discursos proferidos pelas homenageadas 

Os vereadores de Paranavaí realizaram na noite desta segunda-feira, 11, a sessão solene de entrega do diploma “Vereadora Edna de Almeida Andriolli”, homenagem em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no último dia 08 de março. 
Foram condecoradas com o diploma: Ana Cristina Rodrigues Amaral, Darcy Ricato, Edwirge Vieira Franco, Maria Moreira Jardim, Marcia Regina Rodrigues da Silva Lima, Ordália Diniz Figueiredo, Rosana Letícia de Oliveira Franco, Soraia Souza dos Santos Bocetto e Vera Lúcia Menezes David.
A secretária da Educação, professora Adélia Paixão, se pronunciou em nome do prefeito Carlos Henrique Rossato Gomes. “Se pensarmos na mulher, na vida atual, a mulher jamais é o sexo frágil, ao contrário. A mulher é forte, é guerreira, é determinada. Luta a tudo que se propõe, e vocês hoje, homenageadas com esta honraria, que é uma das mais lindas que esta Câmara tem, recebem o respeito que esta Casa dá a figura feminina. [...] As pessoas que fazem a diferença na nossa cidade precisam ser homenageadas, ser lembradas, ser trazidas a este espaço, que é a Casa do Povo. E em nome da nossa administração viemos dizer a cada uma, que vocês fazem a diferença em Paranavaí. Assim como este Legislativo, reconhecemos o valor e a grandeza desta homenagem. Parabéns mulheres”, disse. 
Zenaide Borges, única representante feminina e eleita pela segunda vez consecutiva, proferiu pelo Legislativo. “Que neste dia tão especial possamos refletir o tanto que nós, mulheres, cheias de qualidades, já sofremos pelo preconceito da população em não nos aceitar, única e exclusivamente por sermos mulheres. Embora já superados muitos desafios, ainda sofremos com a violência verbal, física e psicológica. Porém, é nosso dever abolir esses tipos de crimes. Já demonstramos nossa capacidade de pensar e agir com sabedoria. Chamo atenção para as conquistas que já tivemos ao longo dos anos como a Lei Maria da Penha, a alteração no Código Penal com a inclusão do Feminicídio, entre tantas outras. Para finalizar quero parabenizar todas as mulheres pelo nosso dia e que sejamos cada vez mais fortes e resistentes para enfrentarmos os obstáculos do cotidiano, em busca de mais respeito e valorização”, finalizou Zenaide, pedindo ao público presente um minuto de silêncio em memória das mulheres vítimas de violência.
Durante a solenidade, o público conheceu um pouco mais da vida das homenageadas e suas contribuições para o desenvolvimento e bem-estar da comunidade paranavaiense.
O evento contou com a presença de autoridades, familiares e amigos que lotaram o plenário da Câmara. 

Edna de Almeida Andriolli, nome conferido ao diploma, era professora e foi a primeira mulher a ocupar uma cadeira do Legislativo em Paranavaí. Era filha de pioneiros, agricultores, irmã de Mário Hélio Lourenço de Almeida, vice-prefeito na gestão de 1973-1977 e casada com o também professor e advogado Atílio João Andriolli, com quem teve dois filhos: Andréia e Aluisio. Faleceu em 1997, aos 63 anos.  

“Sou filha de Maria, ou melhor, de Mariazinha, bóia-fria que me ensinou que ladrão é quem rouba um milhão ou um tostão. Então aprendi desde os primeiros passos que honestidade seria o legado que eu queria deixar para os meus filhos e netos e também para as crianças que por minhas mãos, conheceriam os primeiros passos do mundo letrado. [...] Que as mulheres sejam respeitadas em casa, no trabalho, nas ruas e no trânsito. Que não sejam vítimas de nenhum tipo de abuso [...] lembrem-se, quem ama não bate, quem ama não mata”, Marcia Regina Rodrigues da Silva Lima.

“A vida como mulher e gestora, me ensinou que as quedas são estímulos para me levantar com dignidade e coragem [...] Problemas agora são oportunidades para encontrar soluções e cada dia é uma grande oportunidade para recomeçar [...] Agradeço a Deus que com o tempo me ensinou a perdoar qualquer coisa e a respeitar tudo e todos”, Edwirge Vieira Franco.

“Nesse momento, gostaria de compartilhar essa honrosa homenagem com todas as mulheres, profissionais da educação, que, apesar das dificuldades e limitações, desenvolvem um trabalho com compromisso e muita responsabilidade, que dão o melhor de si em tudo, que se propõem a fazer pelo bem e pelo futuro de seus alunos, porque a educação não se faz sozinha. Dedico esta homenagem a vocês, professoras, mulheres, que lutam, encaram e vencem os desafios diários com coragem, garra, determinação e persistência”, Vera Lúcia Menezes David.    

“Na condição de mulher, mãe de filho especial e presidente da APAE eu digo que, quando a gente faz parte de uma entidade, fazemos por amor. A APAE é uma família e quando eu me proponho a trabalhar por esta entidade eu faço não só pelos alunos especiais, mas por todos. Estendo esta homenagem à família Apaeana, que confiaram a mim, na minha dedicação e minha responsabilidade como presidente”, Ana Cristina Rodrigues Amaral.


 

 
 Galeria de Fotos
 
 Outras Notícias
» Vereadora homenageia bailarina Manuela Cardoso
» Vereador solicita instalação de semáforos na marginal da Avenida Heitor Alencar Furtado
» Proposta apresentada por vereador destina vagas de estacionamento para gestantes
» Vereadora tem pedido atendido
» Parlamentar solicita criação de salas sensoriais em Paranavaí
» Parlamentar sugere auxílio-transporte para servidores municipais
VER TODAS