Rua Bahia, 208 - Centro - 87704-040 - Paranavaí - Paraná
X
ÚLTIMAS NOTÍCIAS / Legislativo
 
Câmara aprova moção de apoio ao IFPR
 
21/05/2019
Fonte: Secom CMP
Professor Carlos e Giovanna se manifestaram contra o corte de recursos ao IFPR
Crédito: Ediglei Feitosa

Os vereadores de Paranavaí aprovaram na última sessão ordinária a moção proposta pelo vereador professor Carlos Alberto João em apoio ao Instituto Federal do Paraná (IFPR) – Campus Paranavaí, em razão do corte de aproximadamente R$667.370,00 no orçamento de 2019.
No último dia 30 de abril, o Ministério da Educação (MEC) anunciou bloqueio orçamentário às universidades. De acordo com nota divulgada pela reitoria do IFPR, o impacto será de R$20.895.166,00. 
Até o momento o Campus de Paranavaí recebeu 40% do orçamento previsto para 2019, no qual, segundo informações da instituição, foi priorizado o atendimento das despesas fundamentais, como água, energia elétrica e contratos terceirizados. No entanto, conforme análise preliminar da diretoria administrativa, o recurso restante após o bloqueio é suficiente apenas para as despesas de funcionamento do Campus Paranavaí até o mês de setembro. “Esta medida do MEC prejudica o bom funcionamento desta instituição tão importante para Paranavaí e região”, justificou professor Carlos em seu documento.
Para a estudante do IFPR, Giovanna Sinhorini Menegon, “a educação brasileira vem sendo sucateada há muito tempo, tanto a nível estadual quanto federal. Agora com a medida de contingenciamento adotada pelo MEC que visa o bloqueio, [...] a preocupação triplica”. Giovanna ressalta que o investimento é pouco em relação à quantidade de benefícios que a instituição proporciona à população: “Com esse bloqueio, alguns campi correm o risco de serem fechados e assim perderíamos uma das coisas mais importantes para a formação de um cidadão, que é a educação. [...] senhores vereadores, pedimos que se manifestem em prol da educação, pois são representantes do povo e este apoio será de extrema importância em nossa luta”, conclui.
Por motivos de saúde, professor Carlos não compareceu a sessão desta segunda-feira, mas seu discurso em apoio ao IFPR foi lido pela vereadora Zenaide Borges, que ocupa o cargo de primeira secretária.
 

 
 Galeria de Fotos
Professor Carlos e Giovanna se manifestaram contra o corte de recursos ao IFPR
 
 Outras Notícias
» Vereadora homenageia bailarina Manuela Cardoso
» Vereador solicita instalação de semáforos na marginal da Avenida Heitor Alencar Furtado
» Proposta apresentada por vereador destina vagas de estacionamento para gestantes
» Vereadora tem pedido atendido
» Parlamentar solicita criação de salas sensoriais em Paranavaí
» Parlamentar sugere auxílio-transporte para servidores municipais
VER TODAS